29 de novembro de 2012

O desenvolvimento, as mudanças e a renovação dos mercados em Marketing

Empresas nascem dos sonhos e podem desaparecer pela falta deles, algo que ocorre quando os sonhadores de outrora deixam suas mentes fechadas para o novo e impedem que o presente vire o futuro que tanto buscaram no instante em que iniciaram suas empreitadas no mercado.
Todas as empresas dependem de sonhos visionários obtidos através do conhecimento, que sustentam bases sólidas para que as pessoas tenham referências da excelência e apliquem suas experiências individuais no desenvolvimento de novas soluções, criando assim a inovação tão anunciada e pouco evidenciada no mercado.
Mas para que isto ocorra realmente é necessário abrir a mente, fazer do dia a dia um gerador de ideias, um ambiente que traz percepções diferentes do mesmo objeto, que aplica, sustenta e modifica tudo ao seu tempo, para não deixar o consumidor órfão ou obrigá-lo a mudar para a concorrência.
Só que o mercado sempre traz exemplos daquilo que não deve ser feito, especialmente quando o conhecimento, o treinamento e a comunicação ficam alheios aos colaboradores, um fato que demonstra a maneira mecanicista com a qual muitas empresas lidam com o mercado, como transformam cada uma de suas ações em números sem envolvimento emocional e com o consumidor.
Isto também leva a observar que para muitas empresas os números são mais do que suficientes, quando esta é apenas uma das variáveis a se analisar, levando-se em conta um fator que poucas organizações estão preparadas para trabalhar, que são as pessoas.
Mesmo assim muitas pessoas afirmam que hoje as organizações trabalham de forma mais humana, o que não é uma verdade, pois diariamente a mudança de colaboradores, que gera a rotatividade, mostra claramente que as organizações não sabem lidar com pessoas, pois desde o processo de recrutamento e seleção buscam máquinas que saibam apenas fazer o que os supostos testes pedem.
Então o que cada empresa procura não é alguém que traga suas experiências para renovar o conhecimento, mas sempre procuram manter suas caixas hermeticamente fechadas, sem que outros ares poluam um ambiente tido como estável e completamente desconexo da realidade, algo muito visível e que diariamente apresenta em empresas de pequeno porte a renovação que o mercado pede, mas que se fosse colocado em prática pelas grandes corporações haveria outras propostas, produtos e serviços tão diferenciados que a concorrência não seria exclusivamente com as outras empresas, mas das organizações para com elas próprias em busca do desenvolvimento.