9 de novembro de 2012

O uso inteligente da informação, estudos e pesquisa de Marketing no mercado

Informações baseadas em achismos criam ilusões dentro das empresas, nos próprios mercados desprovidos de inteligência e na mente das pessoas que, indiretamente, deixam de transformar o conhecimento em algo verdadeiramente presente em seu dia a dia, sem dar valor às pesquisas e estudos.
Mercados sem uma estrutura de conhecimento são reféns da ignorância e exigem um protecionismo elevado, criando barreiras para que as informações cheguem até as pessoas e sejam usadas na confecção de produtos e serviços melhores, além de perpetuar uma condição em que estes mercados só existem para fornecer matéria-prima.
Este comportamento é muito comum quando os investimentos em estudos e pesquisas são deixados de lado, até mesmo proibidos por criarem inovações e assim gerar problemas com os quais a ignorância não pode lidar, pois o conhecimento alcançará um grupo de pessoas que exigirão muito mais do que a empresa oferece e então organizações competentes serão procuradas para atender àqueles desejos.
Isto revela o quanto há por trás das informações impostas por pessoas descompromissadas com o conhecimento, que levam ao máximo o nível de ignorância e a escravização do pensamento de quem cria soluções, gerando assim mercados completamente atrofiados.
Mas a sorte é que estes modelos desnecessários já não são mais realidade em muitas regiões do globo, colocando o conhecimento no quotidiano organizacional, compartilhando mais e mais informações coletadas em pesquisas, dando aos estudos verdadeiro valor e tornando a oferta de soluções muito maior, pois seus consumidores primários estão dentro das empresas que diariamente caminham para a frente.
Então tudo o que é produzido não é fruto de um ponto final, mas de uma estruturação voltada ao desenvolvimento, criando bases de sustentação para a evolução em questão e permitindo que as pessoas colaborem ativamente da criação de novas soluções e ideias.
Só que este estágio só é alcançado realmente quando as pessoas estão devidamente preparadas para colocar em voga a oferta de soluções, pesquisar adequadamente cada informação e deixar o caminho aberto para que ideias diferenciadas não sejam expurgadas indevidamente, já que muito do que é produzido neste instante não é resultado de algo criado exclusivamente agora, partindo de uma visão de mercado muito maior do que muitas pessoas poderão entender.
Desta maneira a informação vai além de mera referência, é um estado que preenche mercados inteligentes e dá as pessoas condições para fazer muito mais do que apenas trabalhar ou agir de forma mecanizada, algo muito comum em locais onde pensar é um crime e todos devem ser iguais integralmente.