6 de novembro de 2012

Os investimentos das empresas inteligentes e o desenvolvimento contínuo em Marketing

A capacitação dos colaboradores vai além de um investimento pontual ou urgente, é uma constante que acompanha a organização por toda a sua existência, mas que é descartada por ser encarada como um custo pelas mentes pequenas que dominam empresas incompetentes e desnecessárias, criando assim um abismo praticamente infinito entra as melhores empresas o restante.
Investir é um princípio básico das organizações inteligentes, que buscam refinar cada vez mais suas ações, entregar aos colaboradores condições de se fazer melhor, trazendo a melhoria contínua para o ambiente interno e conectando toda a cadeia de valor.
Mas mesmo assim muitas organizações preferem colocar tudo o que fazem como um custo, inclusive a existência da própria empresa, pois nada é pensado e a irracionalidade dos fundadores é colocada em ação quando uma simples decisão de melhoria é necessária, retirando qualquer condição da empresa chegar aos níveis de desenvolvimento mais baixos existentes.
Então tudo o que acontece é visto como custo, pois há uma preocupação utópica com a redução do uso do dinheiro para o benefício organizacional, até mesmo os colaboradores sofrem com o descaso proposital dos indivíduos que tomam decisões ilógicas e que em nada contribuem para o desempenho das funções dentro da empresa, pois nos cargos mais altos estão pessoas que desconhecem o negócio e que abominam o conhecimento.
Desta maneira as empresas inteligentes tomam um posicionamento completamente distinto, investindo em seu desenvolvimento e criando condições para que o aprendizado seja distribuído a todos os colaboradores, um feito raro e que traz resultados positivos, algo inimaginável nas outras empresas.
Por esta razão é que muitos colaboradores preferem migrar para as organizações inteligentes, pois podem aprender diariamente, aplicam seus conhecimentos no dia a dia da empresa e distribui o que sabem aos demais colaboradores, criando um ciclo que vai se desenvolver continuamente, colocando em evidência novamente os treinamentos, estudos e pesquisas, mas na forma de um contato direto entre as pessoas, outro diferencial raro e que coloca na vanguarda quem pensa e sabe que deve investir para não desaparecer do mercado com a mais leve das brisas.