17 de dezembro de 2012

Aprendizado e inovação no uso do conhecimento em Marketing

Aprender com empresas de outros segmentos ou setores abre um novo leque de oportunidades às empresas inteligentes, colocando em evidência a aplicação do conhecimento de forma diferenciada, mas sem que se abandone a cultura organizacional, que é exclusiva e única em cada empresa.
Todo aprendizado é válido quando a empresa é inteligente e compreende como o conhecimento pode ser usado e modelado em sua cultura, passando do copiar para criar, inovar e encantar o consumidor.
Este fator, aprendizado, não é o único componente que pode abrir mais oportunidades em um mercado, mas facilita a percepção da empresa em relação aos clientes que podem ter seus desejos atendidos e ainda oferecer a oportunidade de um relacionamento que se firma em uma parceria criativa e inovadora por natureza.
Outro aspecto é a saída da sombra da concorrência, pois as empresas podem ser concorrentes, mas isto não significa produzirem sempre os mesmos produtos e serviços em tempo integral, contando com similaridades e também com diferenciais que chamarão a atenção dos consumidores de forma distinta.
Mas isso não acontece de repente, é necessário investir em estudos e pesquisas, fator que também acaba aproximando cada vez mais as empresas comuns, que não buscam clientes diferenciados e acham que devem investir todos os seus esforços para conquistar o consumidor de seus concorrentes a todo custo.
Então o modelo desprovido de conhecimento revela uma pré-disposição à mecanização de todas as ações, onde tudo é colocado dentro de caixas que não se tocam ou sequer se abrem par ao novo, limitando ainda mais as chances de a empresa conquistar seus consumidores e atender aos desejos prontamente.
Já do outro lado ficam as organizações que preferem aprender continuamente, inovando a partir de exemplos além de seus setores, buscando a aplicação do conhecimento em áreas que anteriormente pareciam inóspitas àquelas informações.