22 de dezembro de 2012

Inovação aliada à inteligência em Marketing

Inovar nem sempre significa criar algo inteiramente novo, mas tomar como referência um exemplo criativo que se encaixa na sua empresa e permite que uma ou mais tarefas sejam executadas de forma muito melhor, criando também espaço para que a organização aprenda a usar a diversidade universal das empresas para tornar a si própria uma eterna agente do desenvolvimento contínuo.
Para muitas empresas há um achismo baseado na criação a partir do nada, mas isto não é possível em nenhum momento, pois sempre há uma referência anterior, um exemplo e até mesmo uma base sólida que torna possível criar.
O que parece inundar as empresas é a ignorância, pois nenhuma pessoa do planeta consegue criar a partir do nada, mas a incompetência tratou de colocar esta suposição no mercado, na mente das pessoas e então o desenvolvimento de uma mudança é tratado como jogar tudo o que foi feito fora para então começar do zero.
Estas empresas não percebem que sempre terão uma referência anterior, um aprendizado e então o suposto criar do nada já se demonstra um assunto completamente desconexo da realidade, dando margem para outras suposições vazias e que não têm o conhecimento como prática básica.
Desta maneira as empresas inteligentes se tornam referenciais de um mercado, pois sabem que tudo o que é produzido hoje é referência de algo do passado, sem necessidade de se apagar o passado e também aproveitando todo o aprendizado anterior, inclusive quando o assunto é inovar ao aplicar certos conhecimentos em áreas diferenciadas.
Isto coloca em evidência a capacidade criativa, que sai da mesmice e torna viável aprender durante o desenvolvimento de projetos, ao trazer mais informações para dentro da organização e fazer com que todos os colaboradores façam parte de um movimento que distribui as informações e as tornam mais valiosas ao agregar cada experiência individual das pessoas.
Mesmo assim é preciso ter visão para usar o conhecimento, sair do comum e aproveitar a simplicidade para criar e inovar, usar o conhecimento individual dos colaboradores e de seus clientes para dar ainda mais ênfase ao desenvolvimento, à oferta de novas soluções e ampliando os horizontes de atuação no mercado de maneira inteligente.