9 de dezembro de 2012

O aprendizado continuado e a inovação diferenciada em Marketing

Os investimentos organizacionais geram ganhos em desempenho e resultados, consolidam inovações e dão aos colaboradores a vantagem competitiva em relação aos concorrentes, mas poucas empresas sabem onde, quando e como investir, pois se preparam para evoluir e tornar seus produtos e serviços diferenciados.
Empresas que optam por investir conquistam fatias de mercado melhores, saem da mera batalha por um grupo muito restrito de consumidores e elevam o valor do que produzem ao transmitir aos seus clientes a mensagem que eles, clientes, desejam receber.
Isto revela uma noção primária de qualquer organização de verdade, que se leva a sério e respeita o consumidor, colocando seu desenvolvimento em primeiro plano, já que não há razão para uma empresa sempre fazer os mesmos produtos e serviços.
Além dessa observação é evidente a vocação organizacional para o autodesenvolvimento, para uma busca incessante pela melhoria contínua, revelando-se aprendiz durante a maior parte de sua história e interagindo com maior consciência interna e externamente.
Também há uma humanização evidente das ações, um cuidado mais detalhado dos estudos necessários para se criar novas soluções, olhando para a história passada e realocando conhecimentos diferenciados em áreas que pareciam não se encaixar naquele contexto.
Então os frutos são diferenciados, o aprendizado faz com que ideias sejam estudadas corretamente, que a gama de variáveis envolvidas não eleja somente uma área, mas toda a composição organizacional, partindo do campo das ideias, passando pela capacitação das pessoas, a estrutura organizacional, seus fornecedores, clientes e concorrentes, tornando o benchmarking constante e aplicável.
Só que apenas estudar o universo que cerca a empresa não é garantia do resultado positivo, por isso as empresas inteligentes também distribuem as informações internamente, criando laços mais fortes com seus fornecedores e consumidores, saindo do mero produzir e vender que assola mercados em que a qualidade não é relevante e a disputa das empresas é exclusivamente dada no preço.