15 de dezembro de 2012

O relacionamento humano das organizações e o desenvolvimento da visão em Marketing

A visão organizacional deve trazer a oportunidade de aplicação do conhecimento em novos projetos, abrir mais espaço para que os colaboradores troquem ideias e façam de suas experiências os canais mais apropriados para o desenvolvimento de soluções para o seu tempo, deixando estudos e pesquisas vivos e circulando por todas as áreas com o propósito da inovação contínua.
Enxergar além do presente é um exercício que alcança as melhores empresas, especialmente quando estas permitem que seus colaboradores tenham um desenvolvimento continuado, que seus treinamentos sejam devidamente estruturados e que todo o conhecimento produzido não fique armazenado em gavetas ou servidores.
Mas o que muitas empresas não percebem é a necessidade de se incluir conhecimento aplicável, saindo do comum e dando àquela ideia uma base que sustenta sua formação, mesmo que não seja para executá-la neste momento.
Então os estágios de desenvolvimento ganham uma continuidade que eleva o nível de distribuição de informações internamente, criando ciclos mais efetivos na evolução natural dos projetos, ideias e processos, além de fazer com que os consumidores sejam parte ativa desta interação que promove a criatividade e se reflitam nos desejos atendidos.
Além desta proximidade com o cliente há também uma constante busca pelo aperfeiçoamento, investindo-se em treinamentos que saiam do produzir e preencham a lacuna da criatividade deixada pelos concorrentes que pararam no tempo e viraram reféns dos concorrentes.
Criar não é apenas um momento, mas uma constante a ser implantada em todas as áreas, revelando o preparo de todos os colaboradores e o relacionamento humano destinado às pessoas, dentro ou fora da organização.