31 de dezembro de 2012

O uso estratégico e inteligente do ciclo de vida dos produtos e serviços em Marketing

Entender a funcionamento dos ciclos faz com que as empresas pensem antes de elaborar estratégias, dando ao conhecimento um foco essencial e amplamente difundido entre seus colaboradores, levando em conta cada um dos ciclos de vida existentes e abrindo caminho para que a oportunidade gerada pelo desenvolvimento não seja apenas um discurso vazio.
Cada ciclo possui uma duração, alcançando seu ápice e tendo no desenvolvimento e melhoria contínua a continuidade desejada, mas pouco aplicada no ambiente interno, revelando que a organização não se prepara para deixar algumas práticas para trás enquanto seus concorrentes evoluem.
Isto coloca em xeque qualquer tomada de decisão, pois se a empresa não sabe como lidar com ciclos vai fica presa eternamente aos conceitos lacrados com ignorância, deixando a desejar e mandando a mensagem para que seus clientes a abandonem.
Ainda assim muitas pessoas podem achar que o desenvolvimento é inevitável para todas as organizações, algo que não é realidade, pois muitas pararam no tempo e neste exato instante ainda tratam todos os seus processos da mesma maneira, assim como acham que os consumidores dependem das empresas.
Com este comportamento equivocado muitas empresas deixam seus clientes escaparem, na verdade até fazem o máximo para que eles deixem de adquirir seus produtos e serviços, pois dão muito trabalho ao fazer com que a empresa se desenvolva, ao solicitarem informações e ao entrarem em contato de novo com a empresa, pois atrapalham o funcionamento organizacional.
Mas além desta visão deturpada ainda reside no ambiente interno à manutenção da mesmice, tudo deve ser feito como a empresa sempre fez, caindo em um discurso que se apega às tradições, só que se uma empresa se prende demais ao passado abre espaço para os concorrentes inteligentes, que não abandonaram suas raízes, mas se livraram de âncoras que as prenderiam em um único nível de desenvolvimento completamente estático e imutável.
Por esta razão nenhuma empresa inteligente fica presa àquilo que a limita, seguindo muitos dos fundamentos que definem sua personalidade, mas que não impedem que o desenvolvimento seja inserido como uma constante muito bem vinda ao dia a dia de suas atividades.
E desta forma há um ganho que sai da compreensão das empresas comuns, pois o conhecimento sempre é renovado, os produtos e serviços passam por seus ciclos de vida da maneira adequada, até mesmo no instante em que a empresa não poderá mais disponibilizá-los ao mercado por já ter encontrado um substituto.