7 de dezembro de 2012

Planejamento e relacionamento com os clientes para o desenvolvimento organizacional em Marketing

Planejamento é um exercício que revela o autoconhecimento organizacional e abre caminho para que projeções sejam elaboradas sobre um cenário muito mais propenso ao êxito, mesmo quando o achismo domina um mercado quase que por completo e o torna escravo dos demais.
Conhecimento e planejamento devem ser constantes que acompanham a vida organizacional, mas somente as organizações inteligentes sabem o que é conhecer realmente como devem agir e que processos são necessários e como estes mesmos processos interagem uns com os outros, ampliando assim a visão de negócio, a oferta de soluções e a própria criatividade da empresa.
Só que os mercados acabam abrigando organizações que colocam o planejamento como um advento descartável e custoso, que atrapalha suas tarefas e não possui serventia por exigir que haja um preparo das pessoas, colocando em evidência que a organização é completamente descartável e não faz falta ao mercado.
Por outro lado existem empresas que optam por fazer o planejamento como forma de olharem para dentro de si e encontrarem as arestas que devem ser aparadas, pois a melhoria contínua é parte da cultura e fortalece as organizações inteligentes.
Mesmo assim muitas empresas optam por não fazer o seu melhor, ficam à sombra do concorrente que investe e cria produtos e serviços diferenciados, realizando investimentos em treinamentos e no relacionamento com os clientes, algo que vai além do comum e acaba sendo visto como desperdício pelas empresas incompetentes.
Esta relação também mostra como alguns mercados são nivelados por baixo, tendo que se contentar com produtos e serviços de qualidade infinitamente inferior e sofrendo com um relacionamento que se estingue após o pagamento da conta.
Enquanto isso as organizações inteligentes expandem seus territórios, atendem muito bem seus clientes em qualquer localidade, dando-lhe a devida atenção e oferecendo produtos e serviços que atendem aos desejos com muita precisão.