23 de dezembro de 2012

Visão, oportunidades e posicionamentos diferenciados em Marketing

Nenhuma empresa está isolada no mercado global, mas muitas deixam de aproveitar as oportunidades ao copiarem seus concorrentes, ao mudarem constantemente suas ações e estratégias sem saber realmente o que é o mais adequado para a sua cultura, sua capacidade e para o setor em que atua.
Copiar a concorrência é a prática das organizações que nasceram sob a ótica de que o que já está disponível no mercado é o que de melhor pode ser produzido, deixando para trás a oportunidade de inovar, de nascer como uma empresa diferenciada e que atenderá consumidores novos ao invés de dividir o segmento já atendido.
Isto ocorre porque não há uma visão real de mercado, a capacidade produtiva se resume a seguir o que os concorrentes determinam, e que é algo que pode parecer ilógico, mas que é a única escolha feita por aqueles que desconhecem plenamente o que é uma organização.
Enquanto isso acontece as empresas inteligentes nascem sob uma ótica de oferecer produtos e serviços para um público não atendido, diferenciando-se da concorrência o máximo possível e até mesmo criando um segmento completamente novo e único, demonstrando a visão de mercado e a capacidade de enxergarem oportunidades em lugar da produção.
Sendo assim é necessário também observar que estas empresas diferentes não nascem com o objetivo de parar no tempo, investindo continuamente no desenvolvimento de produtos e serviços, colocando suas marcas em exposição de forma inovadora e que aproveitam o público-alvo no local em que colocam suas comunicações, além de usar a linguagem do consumidor e chamar sua atenção realmente.
Também há um posicionamento muito distinto, que revela a intenção inovadora e diferenciada da empresa, saindo da mesmice que assola certos mercados, setores e segmentos, partindo para uma ação onde o cliente é ouvido e tem seus desejos atendidos, apontando para soluções que vão ao encontro das oportunidades sem precisar correr desesperadamente atrás dos clientes da concorrência.