13 de janeiro de 2013

A formação e uso do conhecimento nas empresas inteligentes em Marketing

Permitir a formação do conhecimento dentro da organização gera um desenvolvimento contínuo, mas que exige que as empresas assumam suas responsabilidades, algo raro e que deixa a vanguarda nas mãos de poucas organizações, já que as demais estão preocupadas demais com as ações dos concorrentes ao invés de fazer produtos e serviços de qualidade.
O conhecimento é transformado em uma arma por aquelas empresas que preferem tratar tudo como custos, incluindo nesta leva seus próprios colaboradores e clientes, pois precisam se comunicar com os consumidores e entregar equipamentos relevantes para seus colaboradores.
Isto revela que a maioria das empresas acha que as pessoas funcionam, e por isso cada pessoa que presta um serviço a elas é tido como funcionário, sem que possa pensar, sem poder oferecer uma solução inteligente, sem se relacionar com o consumidor e sempre culpar os concorrentes pelos seus fracassos.
Enquanto estas empresas brincam com o mercado um pequeno grupo de organizações inteligentes encontra tempo e conhecimento para aplicar em soluções que chegarão aos consumidores, como forma de manter um relacionamento baseado no diálogo, realizando pesquisas, incentivando estudos e deixando que todos os seus colaboradores possam oferecer soluções, que no mínimo são estudadas e avaliadas, demonstrando a preocupação real com o desenvolvimento contínuo e a excelência.
Também é fato que estas empresas inteligentes estão acompanhando o tempo, suas ações são contemporâneas e utilizáveis, apontando para um caminho em que uma parceria é formada com o cliente, por meio de seus colaboradores e toda a cadeia de valor envolvida nos processos, desde a criação até o encontro com o consumidor, sem que isto signifique um ponto final.
Do outro lado ficam as empresas que ignoram qualquer evolução, ancoradas em práticas antiquadas e que não são competitivas, que acham que o contato com o cliente é o ponto final do processo, por isso o relacionamento é inexistente e deixa muitos consumidores insatisfeitos, algo que no final das contas é desejado pela empresa, pois um consumidor que possui conhecimento incomoda e faz a empresa arcar com custos para melhorias em tudo o que faz.