24 de janeiro de 2013

A personalização do atendimento ao cliente, o planejamento e a visão de mercado em Marketing

Planejamento é um processo existente apenas em organizações inteligentes, que sabem o que estão fazendo e que procuram compreender o maior número de variáveis que interfere em seu desempenho, não deixando que a produção seja dominante e que defina o que a empresa é, tornando-se auto conhecedora de si e não se separando do mercado em que se encontra.
Empresas devem possuir objetivos compreendidos por todos os seus colaboradores, até mesmo quando estes não estão lidando diretamente com o consumidor, pois assim poderá tornar viável qualquer ação, já que todos estarão olhando para os mesmos objetivos e compreenderão que cada tarefa contribui para o êxito organizacional.
Logicamente isto só acontece em empresas que estão na vanguarda de mercado, indo além do óbvio e fazendo com que toda a sua estrutura esteja disponível para o desenvolvimento contínuo, criando assim um constante aperfeiçoamento de ações, abrindo caminho para que a participação das pessoas não seja relegada ao limbo do esquecimento, tornando-se muito mais humana e então assertiva em suas escolhas.
Só que estas organizações também possuem um relacionamento diferenciado com seus clientes, sendo que cada contato é único e personalizado, o que não significa possuir um determinado padrão, mas este padrão não é engessado e estático, ele é dinâmico e se adapta ao momento, colocando novamente em evidência o preparo, dedicação, determinação e disciplina organizacional, destinando o máximo de tempo para cada consumidor.
Então o tempo não é mais uma variável negativa, pois torna cada contato um momento de aprendizado, onde são coletadas novas informações, tendo também a prospecção de clientes, mas sem que isto seja o foco principal de toda a ação, outro diferencial que dificilmente é obtido quando a empresa é fechada e só enxerga a produção como solução para tudo.
A partir deste instante a empresa também compreende que o próprio consumidor está disposto a receber a atenção adequada dentro do tempo necessário, e isto não significa criar blocos de atendimento, mas fornecer as respostas corretas, da forma adequada e precisa que cada cliente precisa naquele momento sem precisar fechar o diálogo assim que o contato é encerrado.
Por esta razão as empresas precisam planejar todas as suas ações, mesmo que isto fique nas mãos de cada colaborador que se encontra com um cliente, pois as vendas não são mais o fim de um processo, mas a conexão real entre empresa e consumidor.
Atender um cliente de forma inteligente é contar com a habilidade do planejamento pleno, aproveitando-se de todo o histórico existente e fazendo-se valer do uso das informações coletadas em pesquisas, não para moldar um único formato de relacionamento, mas para expandir as oportunidades e satisfazer os consumidores plenamente.