12 de janeiro de 2013

Administração e busca pela inovação em Marketing através do conhecimento

O melhor instrumento de inovação sempre é o conhecimento contido na própria empresa, no mercado e nos constantes estudos realizados para se atingir novos níveis de excelência, mas poucas organizações sabem realmente como lidar com seus negócios, e na maior parte do tempo fogem da proposta pela qual nasceram dando margens maiores aos concorrentes inteligentes e entregando de bandeja seus clientes.
Inovar é uma constante que acompanha a cultura organizacional das empresas inteligentes, fazendo parte do dia a dia de todos os colaboradores, como forma de criar soluções cada vez mais presentes no ambiente interno e que chegam até os consumidores.
Neste contexto a empresa passa a tornar viável a participação de seus colaboradores na criação de soluções melhores, na forma de produtos e serviços que podem, ou não, chegar aos consumidores, pois em determinados casos uma solução pode fazer muito sentido para o ambiente organizacional, e não tem a obrigatoriedade de chegar até o cliente diretamente.
Isto revela que as empresas também podem criar para si uma gama praticamente infinita de soluções, sendo constantemente administradas para evoluir, alcançando níveis diferentes dos concorrentes e tendo na vanguarda de mercado o reconhecimento.
Mas somente inovar não garante o êxito da empresa, pois se ela não possui excelência naquilo que produz jamais poderá inovar realmente, já que todas as suas ações serão baseadas na substituição contínua.
Então todos os processos organizacionais devem ser desenhados para que contemplem a inovação e o desenvolvimento, algo que raramente ocorre quando a empresa está ancorada em uma cultura que ignora o crescimento e a criatividade, baseando-se exclusivamente na manutenção da produção estática.
Desta maneira fica visível como são poucas empresas conseguem destaque no mercado, sendo usadas como referência do que de melhor pode ser produzido e entregue aos clientes, que ficarão satisfeitos e permitirão que a empresa passe a fazer parte de suas vidas.