14 de janeiro de 2013

Aprendizado contínuo dentro da estratégia de desenvolvimento organizacional em Marketing

Nenhuma empresa pode parar de aprender, mas são poucas as que realmente conseguem compreender a profundidade de cada evolução, traçando objetivos e planejamento lúcidos, criando um universo onde podem aplicar todo o conhecimento obtido e no qual os colaboradores são incentivados a propor soluções, saindo da mesmice da mera produção contínua e atraindo a atenção dos consumidores através do relacionamento mais puro e simples.
Empresas que param de aprender não conseguem atender aos desejos de seus clientes, deixam inúmeras oportunidades para a concorrência e passam a fazer parte de um grupo gigantesco de organizações que não têm nada mais a oferecer ao mercado.
Isto também revela que o pequeno grupo de empresas que trabalha para o êxito, tendo como consequência o sucesso, pode conquistar uma fatia de mercado maior, saindo do comum e ditando tendências de mercado, que se baseiam na simplicidade do desenvolvimento, do atendimento aos desejos de clientes e na constante aprimoramento de seus processos e ações.
Então o conjunto de variáveis estudado é maior e faz com que a empresa necessite aprender e ter em seus colaboradores as mais diversas experiências, com uma gama praticamente infinita de ideias, com inovações propostas e analisadas, gerando um ciclo de desenvolvimento contínuo, que dá a empresa mais do que um novo passo caminhado.
Por esta razão é que este seleto grupo sai da curva comum do mercado, evidenciando cada vez mais a capacidade de aprendizado e aplicação conhecimento de forma inovadora, sem que as soluções já existentes sejam jogadas de lado, mas torando-as fonte de estudos para a melhoria contínua e uso das informações nas demais áreas, criando assim a vanguarda de mercado e satisfazendo consumidores mais facilmente.
E isso também corrobora para uma atenção diferenciada dada ao conhecimento, sem que haja um direcionamento exclusivo para certas informações, colocando a empresa dentro de um mesmo foco, com objetivos que todos conhecem e sabem que podem alcançar, aprendendo continuamente e saindo dos trilhos circulares que dominam as mentes das empresas que deixaram de pensar assim que iniciaram suas atividades.