9 de janeiro de 2013

Criatividade, soluções e a comunicação eficaz nas organizações inteligentes em Marketing

Áreas que trocam informações continuamente conseguem criar soluções mais rapidamente, com uma eficácia que transforma a maneira como a comunicação é tratada, gerando sempre mais oportunidades à organização, incluindo-se aí a relação com o mercado, entre os colaboradores, com fornecedores, distribuidores e clientes, deixando um território propício ao desenvolvimento e que gera produtos e serviços que surpreendem consumidores e concorrentes.
Trocar informações é uma ação que gera desenvolvimento, que permite que os colaboradores observem com mais atenção o mundo que os cerca, retirando de diferentes locais as referências que podem ser aplicadas no dia a dia das empresas, saindo do ciclo comum e alcançando a vanguarda de mercado.
Esta troca constante também facilita a percepção de correções a serem efetuadas, para que nenhum cliente fique insatisfeito ou então migre para os concorrentes.
Só que nem todas as empresas sabem incentivar seus colaboradores a fazer o seu melhor, impedindo que a comunicação interna exista e evitando ao máximo o contato com o consumidor, como se a organização estivesse sob uma redoma impenetrável e recheada de perfeição, sem necessidade de se adicionar novos conhecimentos, de ampliar a visão de mercado ou de simplesmente fazer o que é correto.
Isto só aumenta ainda mais a vantagem competitiva das empresas inteligentes, deixando um terreno muito maior para ser trabalhado e fazendo com que cada oportunidade fique disponível àqueles que pensam e se comunicam.
Então a comunicação passa a ser uma ferramenta muito mais importante, e isto também se reflete no relacionamento com o consumidor, mas tem como foco principal a expansão da visão, trazendo informações das mais variadas naturezas à realidade organizacional e criando a chance de se satisfazer o cliente mais uma vez no instante em que ele adquire os produtos e serviços produzidos.
Por esta razão é que a comunicação deve ser uma das bases da fundamentação da cultura organizacional, lugar em que achismos não entram e o conhecimento torna cada informação aplicável ou não, demonstrando uma responsabilidade e maturidade da empresa para consigo mesma e para com o cliente.