23 de janeiro de 2013

Diferenciação com conhecimento, inteligência e visão de mercado em Marketing

O maior diferencial que uma empresa pode oferecer aos seus clientes é o conhecimento que possui, a sua aplicação em produtos e serviços, transformando os sonhos dos consumidores em realidade, trazendo a inovação às mãos das pessoas e saindo da curva do comum ao buscar novos horizontes produtivos.
Produzir vai além do que máquinas podem fazer ou pessoas podem disponibilizar em forma de serviços, mas é algo que deve ser tratado com o máximo de respeito pelas organizações, fato que poucas vezes é constatado em meio ao marasmo que toma conta dos ambientes organizacionais que ignoram o mundo ao seu redor.
Esta percepção só é alcançada quando a empresa assume uma postura diferenciada com relação ao conhecimento, sem que ela vire refém dele e sem que o mesmo se torne refém da organização, sendo muito mais um processo construtivo do que destrutivo, visando criar ao invés de impedir o avanço da concorrência.
Mas para que isto se torne realidade é preciso que as empresas compreendam que sem concorrentes elas não vão se desenvolver, os consumidores ficarão presos em um ciclo de mesmice que não gera benefícios para nenhum dos lados, mas é o maior desejo em certos mercados dominados pela ignorância e protecionismo inútil.
Isto também coloca em xeque qualquer atrativo do mercado, pois se a empresa não sabe que precisa do mercado para viver é evidente que fará de tudo para que a produção seja sempre igual, para que tudo seja feito sempre da mesma forma, sem evoluir, pois isto seria um problema desnecessário e um sonho utópico de pessoas que preferem caminhar para frente em vez de permanecer no mesmo lugar eternamente.
Mesmo assim é possível notar que muitos mercados ficarão reféns daqueles que não querem o desenvolvimento, que fazem o máximo para penalizar quem quer andar para frente, quem busca novas tecnologias e faz uso do conhecimento para sair da mera localidade e alcançar um mercado global.
Então a percepção daqueles que não desejam evoluir é completamente utópica, querendo que o ser humano para de criar, pare de usar o conhecimento e fique esperando tudo cair do céu, distribuindo a mediocridade e premiando-a como se fosse o suprassumo da cultura humana, quando no fundo existe apenas o interesse de escravizar pessoas sem que elas percebam.
Enquanto isso os mercados inteligentes buscam a inovação de forma contínua, seguindo planejamentos, trazendo mais oportunidades para que as empresas, e as pessoas, conheçam novos patamares, que saiam da zona de conforto que escraviza e impede que haja a distribuição de conhecimento e o uso deste no dia a dia de todos.
A diferenciação é uma cultura que deve ser preservada dentro das empresas inteligentes, que individualizam o relacionamento com os clientes e fazem o máximo para que o maior número de informações relevantes chegue até as pessoas que inovam e criam produtos e serviços para seus clientes sem perder a visão contemporânea e miram na vanguarda.