31 de janeiro de 2013

Inteligência e visão com foco no desenvolvimento das habilidades dos colaboradores em Marketing

Toda empresa é reflexo do mercado em que atua, deixando muito claro que organizações inteligentes são formadas por pessoas que vão além dos padrões encaixotados, muito mais abertas à entrada de novos conhecimentos, aplicando todas as experiências de seus colaboradores em seus produtos e serviços, fazendo do relacionamento com o consumidor uma porta para a inovação e não a mera abertura para a entrada de dinheiro.
Mercados inteligentes sempre lidam com oportunidades diferenciadas, aproveitando o conhecimento como referência de suas ações, que são construídas em conjunto por todas as organizações que trazem para seus ambientes colaboradores que são incentivados a criar e trocar ideias.
Mas o que mais chama a atenção é a falta de capacidade de muitos mercados aproveitarem o conhecimento, não fazendo investimentos que privilegiem as habilidades das pessoas, na forma de empresas competitivas, e que se diferenciam ao usar o máximo de informações para tornar a inovação parte do quotidiano.
Por esta razão é que um grupo seleto de empresas ganha maior destaque e determina os rumos do mercado, pois não ficam satisfeitas com a mesmice, investem para que seus colaboradores tenham condições para usar suas experiências e conhecimentos na criação de soluções, tanto no campo dos produtos e serviços quanto nas soluções que serão usadas apenas internamente.
Isto também revela que poucas organizações estão preparadas para lidar com o conhecimento atualmente, preferindo usar as pessoas como peças que se encaixam ou não em um suposto perfil que em nada contribui para o desenvolvimento e só faz valer o conceito da reposição.
Então as pessoas também se deixam prender por esta condição de mercado, preferindo limitar suas habilidades àquilo que a empresa supostamente quer, saindo da possibilidade de diferenciação para se igualar ao que já existe, como se os seres humanos fossem passíveis de igualdade de experiências, conhecimentos e habilidades.
Deste jeito o mercado fica cada vez mais limitado, vira refém de si próprio e perde todas as oportunidades de desenvolvimento, criando mais dificuldades do que os mercados inteligentes, o que favorece a constante migração de pessoas de uma empresa para outra, fator que passa a ser tratado como normal e parte do negócio, evidenciando ainda mais que a empresa é que não serve para o mercado atual, pois vive no passado e acha que pessoas fazem parte do estoque da empresa.