10 de janeiro de 2013

O aprendizado contínuo na diferenciação da concorrência em Marketing

Organizações que sabem aprender podem colocar o desenvolvimento em suas culturas, fazer com que seus colaboradores tenham os devidos treinamentos e que a visão de mercado não seja estática, criando uma fluidez que torna a excelência uma constante aplicada na prática através dos colaboradores, com os estudos e pesquisas realizados e, acima de tudo, com a oportunidade de inovar continuamente.
Aprender continuamente não é um objetivo para as organizações inteligentes, pois esta constante tem bases em suas culturas, nas suas ações mais comuns, mais repetitivas e gera uma capacidade de inovação muito maior, pois cada detalhe analisado recebe a atenção de seus colaboradores por ângulos diferentes, sob a ótica de experiências distintas e de referências que colocam em movimento todo o conhecimento já obtivo.
Logicamente as empresas também trabalham com alguns processos que parecem estáticos, mas que mesmo não passando por grandes mudanças em um curto período trazem a melhoria de forma contínua, com foco na oferta de soluções e sem abandonar os fundamentos organizacionais.
Então cada uma das ações sai do comum, torna-se mais simples, mais efetiva, com uma presença viva no quotidiano dos colaboradores, saindo da mesmice que assola o mercado e oferecendo a todos, dos colaboradores aos consumidores, a solução desejada, tendo uma implantação gradual e compreendida.
Mas apenas agir não fará da empresa a referência do mercado, é necessário pensar, organizar as informações, conhecer o mercado, manter um relacionamento com os clientes e não ficar à sombra dos concorrentes, o que leva a compreender o quão desejado é um aprendizado, assim como sua aplicação é essencial e vital.
Além disso, é preciso saber que os colaboradores também precisam ter consciência do que fazem dia após dia, não como forma de mecanizar as ações, mas com foco em um desenvolvimento continuado, que abre espaço para novas soluções e traz referenciais externos de forma natural, sem a premissa de que só existe uma única resposta para cada pergunta.
E quando a empresa compreende que sempre existem inúmeras respostas para a mesma questão é que tudo se desenvolve de forma diferenciada, os conceitos continuam sólidos, só que absorvem novas percepções e dão estímulos para que o desenvolvimento saia do papel e do discurso, alcançando realmente a prática e fazendo do aprendizado uma referência reconhecida e usada por todos.