3 de janeiro de 2013

O aprendizado organizacional e a autoanálise como diferencial competitivo e estratégico de Marketing

Analisar o mercado constantemente favorece o desenvolvimento organizacional, gera oportunidades de criação e traz informações mais precisas sobre o ambiente, levando-se em conta também os concorrentes e as ações tomadas para que a sua empresa deixe de fazer parte da vida de seus clientes.
Empresas que analisam constantemente os ambientes conseguem obter maior vantagem competitiva quando comparadas com os concorrentes, mas poucas estão aptas a olhar para todo o cenário que se apresenta e tomar decisões que levam a romper com as práticas que já não alcançam resultados positivos.
Isto aponta para um direcionamento à mecanização de ações dentro das empresas que se apegam demais às práticas que hoje não são mais essenciais, assim como abre espaço para que estas mesmas práticas evoluam quando a organização é inteligente o suficiente para saber que deve melhorar em todas as áreas continuamente.
Mas o mercado também deve evoluir, não há como disponibilizar produtos e serviços sem que os mesmos não se encaixem no ciclo de vida do mercado, dos consumidores, dos produtos ou serviços e da própria empresa, colocando mais variáveis sob uma análise.
Além desta ação é preciso que as mensurações internas também abriguem o aprendizado e desenvolvimento de soluções novas, para seus colaboradores, tendo base em treinamentos, estudos e pesquisas direcionados às habilidades individuais, outro ponto que não é visto com bons olhos pela maioria das empresas.
Então a empresa que valoriza a habilidade individual e a trata como um diferencial a ser conectado com as habilidades dos outros colaboradores consegue obter uma vantagem competitiva rara e que coloca a empresa em um nível estratégico muito acima das organizações comuns.
Só que somente isto não é o suficiente, pois a empresa que se dispõe a aprender continuamente precisa olhar o que não funcionou, evitando tratar a ação mais assertiva do concorrente como uma oportunidade para encontrar culpados e usar os supostos erros como desculpa para se desfazer das pessoas.
Mas o que acontece normalmente é a incessante busca por culpados, a empresa parece caçar pessoas que sejam colocadas como o responsável pelo erro, só que estas organizações não analisam realmente que nem sempre se trata do erro em si, mas de uma competência maior dos concorrentes, só que é muito mais fácil culpar uma ou duas pessoas do que entender que a empresa como um todo pode ter deixado de fazer o seu melhor.