28 de janeiro de 2013

Oportunidades de mercado aliadas ao conhecimento em Marketing

Conhecer o território em que se atua torna a empresa apta ao desenvolvimento de ações mais precisas e adequadas ao ciclo de vida do mercado, investindo continuamente no desenvolvimento de seus colaboradores, trazendo novas informações através do relacionamento com os clientes, em estudos direcionados e também com cada uma das pesquisas, tanto internas quanto externas, revelando assim um caráter organizacional que sai do comum e prioriza a relevância do processo criativo e de inovação.
Empresas que não conhecem as oportunidades existentes estão fadadas ao desaparecimento, ficando esquecidas pelos clientes no momento de uma escolha, além de permitirem que seus concorrentes determinem o que elas podem ou não fazer, mesmo que isso pareça completamente impossível.
Em um mercado existem possibilidades quase infinitas de se atender ao consumidor, mas poucas organizações estão preparadas para lidar com esta demanda, pois muitas delas apenas reagem às ações dos concorrentes, sempre correndo atrás do que o outro está fazendo e dando certo, sem levar em conta que todas as empresas possuem as mesmas chances desde que usem a inteligência.
Então o mercado acaba dividido em empresas inteligentes e o resto que apenas imita a concorrência, não se diferencia, não busca o conhecimento e já nasceu sem a proposta de oferecer soluções, tanto para si quanto para seus consumidores.
Desta forma o mercado não irá se desenvolver, pois até mesmo as melhores empresas prolongarão demais a produção do que não é mais atual, daquilo que já possui uma história findada e não praticada, enganando os consumidores e satisfazendo apenas o interesse organizacional em obter lucro a qualquer custo.
Por outro lado existem empresas que usam a inteligência a seu favor, que compreendem que o lucro é uma consequência direta do êxito de suas ações, principalmente ao lidarem com clientes inteligentes, que possuem conhecimento suficiente para tomar a decisão correta, e este é o grande diferencial que abre espaço para que a organização pense e então aja.
Com esta percepção mais apurada das empresas é evidente que o volume de informações que circulam é ampliado, assim como os colaboradores tendem a trocar ideias com maior facilidade, integrando os processos, fazendo com que toda a cadeia de valor seja mesmo de valor, alinhando o pensamento das pessoas, desde seus colaboradores, passando pelos distribuidores e fornecedores até chegar ao cliente.
Isto também revela uma capacidade criativa maior, pois as pessoas estão em contato com pessoas, sejam elas clientes ou colaboradores, e, atualmente, este é o maior trunfo que uma empresa pode ter, deixando de lado a mecanização plena e passando para a individualização do relacionamento, interno e externo.
Quando uma empresa conhece muito bem a si própria e aos seus consumidores pode oferecer mais do que produtos e serviços, saindo na frente da concorrência meramente produtiva e se tornando a referência para o mercado, desde que a inteligência seja aliada ao conhecimento e suas diversas aplicações.