5 de janeiro de 2013

Referências de mercado e alocação dos diferentes conhecimentos nas organizações em Marketing

As referências mais importantes de um mercado sempre alocam um conhecimento onde anteriormente outros acharam que não era possível, apontando para um aprendizado que muda a maneira como as empresas inteligentes observam as soluções, focando na aplicação do conhecimento e não simplesmente nos referenciais internos já conhecidos.
Mudar a forma como a empresa busca novas soluções é um passo muito importante em qualquer mercado, ainda mais quando as pessoas estão habituadas a sempre fazer as mesmas coisas, a achar ao invés de pensar, como se apenas processassem ordens e não passassem pela influência do conhecimento.
Esta mudança só ocorre dentro de empresas que já nasceram com a vocação para mudar, não da forma comumente vista como mudança, mas com o foco na melhoria, que é na verdade a mudança que toda empresa deve trabalhar.
Isto também vai levar à amplificação do uso das informações, saindo do comum e partindo para o diferente, que torna o caminho da vanguarda disponível e de acesso facilitado, o que não significa deixar de aprender, de se desenvolver e aplicar o conhecimento realmente.
Enquanto isso as demais empresas ficam presas aos trilhos fechados em círculos, que não levam a lugar algum e apenas mantém as práticas em um estado eterno, pois estas organizações jogaram suas âncoras e não vão sequer cogitar a possibilidade de recolhê-las para percorrer outros mares.
Mas para o bem do mercado existem organizações que vão buscar referenciais em lugares que somente a inteligência pode apontar, também se adaptando aquele conhecimento à cultura organizacional, trazendo o máximo de informações à sua realidade e fazendo com que a participação dos colaboradores seja uma das constantes que mais traz inovações e soluções ao mundo real.