10 de fevereiro de 2013

A compreensão e o uso do conhecimento dentro das organizações no desenvolvimento inteligente em Marketing

Empresas que compreendem a relação direta do conhecimento com seus êxitos no mercado podem desenvolver soluções mais facilmente, aproveitando todas as experiências de seus colaboradores para criar, analisar e estudar ideias, mas também existe a capacidade organizacional em lidar com as informações de maneira adequada, distribuindo e conectando-as de forma muito precisa e útil, para que o desenvolvimento as acompanhe e não faça parte de um discurso vazio.
Sempre que as empresas inteligentes investem em conhecimento acabam tendo um retorno muito maior, transformando informações em produtos e serviços desejados pelos clientes, fortalecendo seus laços internos e com distribuidores e fornecedores, algo que também pertence ao relacionamento e é um dos grandes diferenciais a se usar em mercados inteligentes.
Então todas as ações passam a ser estruturadas com maior precisão, nada é feito apenas por fazer, como é comum encontrar em mercados que ainda estão presos à exclusiva produção de matéria-prima sem valor agregado, pois as empresas inteligentes jamais culpam seus concorrentes por seus fracassos.
Com isso é possível observar também que as pessoas de uma região desprovida de conhecimento optam pela facilidade em sempre culpar o outro ao invés de fazer o que devem, e assim não o fazem porque isto exige esforço, criando assim abismos intransponíveis entre o mercado despreparado e outro.
Mas a suposta sorte dos consumidores inteligentes é a existência de empresas de alto nível, que elaboram seus produtos e serviços com conhecimento, através de pesquisas e estudos que apontam para a formação de uma parceria duradoura com seus clientes, inovando e criando continuamente, mas sem se deixar levar pelos resultados positivos.
Existe também a construção dos valores organizacionais com base na personalidade de seus fundadores, e quando o conhecimento é banido desta etapa inicial nada de bom pode se esperar de uma organização, pois suas bases já estão comprometidas e tornarão quase impossível uma mudança para melhor, sendo a única chance de fazer algo bom o encerramento das atividades, mesmo que isto pareça errado para quem também não possui conhecimento e acha que as empresas ruins devem manter suas atividades no mercado.
Desta maneira fica muito mais fácil entender como os ambientes internos perdem a característica criativa e de desenvolvimento de soluções, pois se uma empresa nasce com o uso do conhecimento saberá que pode encerrar suas atividades se não continuar se desenvolvendo, enquanto que as demais criam ciclos repetitivos eternos que as deixam para trás sempre, já que nem seu nascimento foi uma ideia original.