20 de fevereiro de 2013

A diferenciação aplicada de forma inteligente em Marketing

Diferenciar-se da concorrência é uma escolha feita de forma inteligente quando as demais empresas oferecem produtos ou serviços praticamente idênticos, saindo daquele nível de mesmice que inunda certos mercados e faz com que o cliente fique sem opções para escolha.
Combinar a inteligência com o conhecimento de mercado favorece a inovação dos produtos e serviços das empresas, colocando em foco o desenvolvimento atrelado ao relacionamento com o consumidor, aproveitando-se também da capacidade organizacional em administrar todas as variáveis para atender aos desejos dos clientes.
Mas isto coloca em pauta a oportunidade aproveitada pela organização ao deixar que seus colaboradores trouxessem novas propostas para o ambiente interno, que façam uso das informações obtidas no contato com o cliente, fazendo desta gestão de dados algo relevante e aplicável ao quotidiano organizacional.
Então cada ação passa a ter um modelo que torna certos processos fixos sem aprisioná-los a trilhos fechados em círculos, abrindo o campo de visão ao buscar a diferenciação plena, saindo do bloco de empresas que só produzem e tratam seus clientes como dependentes de suas ações.
Só que para isto ocorrer é preciso que a empresa tenha plena consciência de que ela, empresa, depende do consumidor, do relacionamento entre ambos e da relação interna que permite que seus colaboradores também saiam do nível comum para atingir a excelência em todos os sentidos.
Por isso é preciso também tornar cada treinamento exclusivo, direcionado a cada habilidade de cada colaborador, não porque a empresa é pequena, mas porque sabe que nenhuma pessoa possui a mesma habilidade de outra.
Com este posicionamento a empresa também ganha em inovação, pois seus estudos não são direcionados ao que é feito pelos concorrentes, mas de acordo com a análise das informações sobre o seu público-alvo e àquilo que a organização pode produzir sem partir para as promessas que não são entregues, algo corriqueiro em mercados sem valor significativo.