13 de fevereiro de 2013

A diferenciação no gerenciamento de ideias e da criatividade em Marketing

Quando os colaboradores não pensam enquanto executam suas tarefas há uma mecanização plena da empresa, fazendo com que apenas processos sejam colocados em ação, proibindo e coibindo qualquer ideia nova, qualquer tentativa de se criar uma solução efetiva ou ao menos aproveitar de forma concreta todo o potencial existente na organização.
Empresas que mecanizam todas as suas ações não sabem qual é a razão pela qual existem, pois só há um eterno efeito produtivo, sem motivo, sem desenvolvimento, sem se pensar nas possibilidades disponíveis para se entregar aos clientes produtos e serviços melhores.
Este mal assola muitas empresas, faz com que as pessoas tachadas como novas sejam apenas mais do mesmo, como animais adestrados que não possuem ideias novas, que só sabem produzir a mesma mecânica já implantada e incrustada na cultura da mesmice.
Por isso mesmo é que nenhuma empresa deve virar refém de um único momento, sempre é preciso evoluir, sair dos trilhos circulares envoltos por um túnel sem iluminação, criando e recriando soluções, aplicando o conhecimento em todas as ações, partindo também para um estágio em que o pensar não é relegado aos instantes determinados pela organização, como se fosse um produto ou serviço que pode ser usado em dado momento.
Mas isto também coloca a empresa em uma rota que trafega inúmeros conhecimentos, que aproveita cada experiência para gerir melhor as informações, aplicando-as no lugar correto, mas também transformando a própria organização neste lugar correto, sem barreiras para o uso do conhecimento e sem impedir que todas as áreas conversem entre si.
Só que este procedimento revela uma natureza evolucionária da organização, optando por assumir as responsabilidades pelas suas escolhas e incentivando que seus colaboradores usem toda a criatividade disponível, que as experiências tragam percepções diferenciadas e façam valer a pena a não mecanização completa das ações, criando assim a oportunidade de relacionamento interno e com os clientes.
E com um posicionamento devidamente alocado, a empresa pode transformar todas as suas tarefas em provedoras constantes de novas soluções, passando para um nível acima da concorrência e criando sua própria vanguarda interna, sem medo de estudar ideias e corroborar as diversas aplicabilidades possíveis.