6 de fevereiro de 2013

A influência do conhecimento e da parceria com os clientes na diferenciação organizacional em Marketing

Empresas que pretendem se diferenciar dos concorrentes devem tornar todas as suas ações muito mais simples, usando-se do conhecimento já existente internamente, fazendo do relacionamento com os clientes um hábito que abre novas oportunidades e criando dentro de si as condições para que seus colaboradores pensem e tenham novas ideias.
Muitas empresas acham que são diferentes de seus concorrentes, mas eternamente copiam o que as outras organizações estão fazendo, deixam o concorrente fazer para depois imitá-lo sem saber que a cultura organizacional e toda a estrutura da empresa possuem um peso relevante na forma como a empresa é gerida.
Isto revela que diariamente as empresas só fazem mais do mesmo, não ouvem seus consumidores e procuram manter distâncias deles, para que não sejam pegas de surpresa e tenham que desenvolver um novo produto ou serviço, ou pior ainda, que tenham que se relacionar.
Então fica muito claro que a razão pela qual a empresa existe é desconhecida, nascendo de uma mera cópia mal feita ficam evidentes as relações existentes com o mercado e com ela própria, pois até mesmo os colaboradores são adestrados e perdem qualquer possibilidade de criar.
Desta maneira é possível entender mais facilmente como as melhores empresas agem, abrindo portas para o conhecimento ao invés de tratá-lo como uma doença, saindo da curva do comum, abandonando até mesmo conceitos distorcidos enraizados no mercado e alcançando um nível de excelência mais rapidamente.
Por essa razão é que poucas organizações sabem exatamente o que estão fazendo, qual rumo seguir e como encantar seus clientes, não porque eles serão aprisionados em ações descabidas, mas porque o relacionamento entre eles é baseado na troca de informações, na construção de vínculos que abandonam o simplismo do produto e serviço, partindo da geração de produtos e serviços desejáveis por meio da estreita relação que mantém com cada pessoa, de seus colaboradores até o cliente, envolvendo também distribuidores e fornecedores.
E com um posicionamento maduro e consciente a empresa passa a enxergar novas oportunidades de mercado em parceria com o cliente, satisfazendo e entregando-o mais do que o formalmente combinado, deixando para trás a cultura de mera produtora para um nível onde se relacionar não é somente vender e espantar o consumidor da loja.