11 de fevereiro de 2013

A inovação baseada no conhecimento aplicado na criação de soluções para os clientes em Marketing

Empresas que criam modelos estáticos sempre repetem as mesmas ações, fazendo das pessoas parte de seus estoques, usando perfis de colaboradores que não trazem a inovação para dentro da organização, pois jamais pensam e tratam pessoas como recursos, colocando em evidência que a existência destas empresas é completamente desnecessária.
Trabalhar com modelos fixos é a prova de que a empresa está completamente fora do universo contemporâneo, criando limitações para que a organização funcione, enquanto que as empresas inteligentes aproveitam ao máximo todos os diferenciais que podem, trazendo para o universo do conhecimento interno todas as experiências de seus colaboradores, que ao invés de processar podem pensar enquanto executam suas tarefas.
Logicamente este é um exercício que só existe em empresas inteligentes, que se avaliam continuamente, que não sufocam o conhecimento de seus colaboradores, evitam que haja uma linha de produção que repete eternamente o passado, fazendo-se valer da capacidade em evoluir, desenvolvendo novas soluções e oferecendo aos colaboradores condições para que pensem.
Mas as empresas, em sua esmagadora maioria, vão à contramão do conhecimento, traz um conjunto de âncoras que prendem as organizações ao passado, inclusive quando novos colaboradores são contratados, principalmente por exigirem um padrão de ideias e comportamentos que no fundo é uma escravidão contínua, tanto da empresa quanto das pessoas, pois sempre são feitas as mesmas coisas.
Por isso é fácil identificar as empresas que se libertaram e desenvolveram ao longo dos anos, criando novas formas de aproveitar o conhecimento de seus colaboradores, deixando em pauta o uso das informações, o diálogo interno e com os consumidores, sem que o único foco seja produzir, pois nenhum cliente quer que a empresa forneça produtos e serviços, mas sim soluções.
Então o universo da empresa se amplia, novas oportunidades são enxergadas quando a organização sai da mesmice, e o maior desafio para uma empresa é nascer livre dos trilhos que dominam os mercados, fazendo-os andar em círculos fechados dentro de túneis sem luzes, fato que gera sempre mais do mesmo.
E desta maneira o mercado fica disponível para as empresas que pensam, estudam e pesquisam novas soluções, que vão além da criação de outra linha de produção, saindo finalmente do ciclo perpétuo previsível e estagnado.
Mas mesmo assim muitas empresas irão permanecer paradas no tempo, vão apenas produzir, não vão se diferenciar por conta própria, sendo apenas mais uma em meio às inúmeras que oferecem os mesmos produtos e serviços, assim como as pessoas daquela localidade também terão sempre o mesmo para oferecer, pois é isto que fica impregnado na sociedade e pensar passa a ser um crime, assim como pesquisar e estudar novas soluções.