24 de fevereiro de 2013

A integração dos canais de comunicação para o desenvolvimento de produtos e serviços em Marketing

A comunicação interna favorece a percepção de oportunidades de mercado ao trazer para dentro da organização informações mais precisas e atuais de seus clientes, colocando em ação o exercício da inovação com base nas análises que englobam as variáveis que diferenciam produtos e serviços com a finalidade de satisfazer consumidores.
Muitas empresas deixam de aproveitar as oportunidades de mercado por não se comunicarem internamente, criando barreiras quanto às informações que adentram seus ambientes e fazem seus colaboradores ter ideias novas, enxergar pontos que antes não eram valorizados e criam propostas diferenciadas.
Só que o mercado também conta com empresas que olham para o outro lado, que se sentem favorecidas com a participação do cliente no processo criativo, eliminando barreiras e criando canais internos conectados com o universo externo existente.
Então as informações que são trazidas para a empresa se tornam mais precisas, atualizadas e dignas de análises mais detalhadas, sem que isso interfira no que se faz no hoje, abrindo também um campo de visão que só existe se a organização se humaniza e faz por merecer o destaque nos processos de escolha dos clientes.
Com isso a organização desenha processos internos que não impedem a circulação de informações, tendo como premissa o respeito pelos processos comuns e fazendo com que as novidades caminhem lado a lado com o que já é conhecido, conectando as duas vias quando chega o momento certo.
Mesmo assim algumas pessoas ficarão com dúvidas quanto ao momento correto para se usar ou não uma informação, algo natural e que faz com que a empresa pense antes de agir, e é aí que entram em ação os colaboradores unidos por um foco organizacional verdadeiro, para que criem soluções melhores e façam valer cada dado transformado em um produto ou serviço ao fim do ciclo de uso, sem impedir que esta base se perca e não seja mais usada futuramente.
Com este comportamento a empresa passa a ter uma história diferenciada, vira referência na mente do consumidor e passa a influenciar os rumos do mercado, dentro de uma trajetória que faz uso de um conhecimento único em favor da satisfação do cliente por meio da produção organizacional e do relacionamento de ambos.