22 de fevereiro de 2013

A melhoria contínua inteligente e direcionada ao core business organizacional em Marketing

Empresas que sabem exatamente o que faz parte de seu core business alcançam a vanguarda de mercado com a participação ativa de seus colaboradores, inovando seus produtos e serviços assim como a si mesmas com maior efetividade.
Usar o conhecimento é uma ação encontrada em pouquíssimas organizações, que saem da curva comum de mercado que só oferece uma produção igual a do concorrente, seguindo por um caminho que muitos acham arriscado.
Mas este risco é composto por um equilíbrio que poucas organizações entendem, pois sempre há 50% de chance de dar certo e 50% de não funcionar, levando-se sempre em conta que se a sua empresa não faz o concorrente o fará, e isto será realidade antes da sua ação.
Então todo risco passa a ser baseado na competência organizacional, em um autoconhecimento que prima pelo uso das informações no lugar adequado, no tempo certo e do jeito correto, enquanto que a concorrência aguarda para copiar apenas o visível sem entender todos os processos que envolvem a produção.
Deste jeito fica evidente que se uma empresa depende dos concorrentes não pode afirmar que toma suas decisões, pois qualquer ação fica nas mãos de organizações que saem na frente em busca da inovação, da melhoria contínua e do atendimento aos desejos dos clientes.
Com isso, tudo o que uma empresa inteligente produz tem um efeito positivo na cadeia produtiva, em sua criatividade e na capacidade de inovar continuamente, sem que isso faça com que ela abandone sua história.
E desta forma o conhecimento é distribuído de maneira sutil, direcionada, envolvendo cada área com as informações que lhes é imprescindível sem cortar os laços formados com todas as demais áreas, comprovando um trabalho conjunto e muito bem focado.
Então o comportamento organizacional não é mais focado naquilo que pode dar errado, mas no que se esforçam para dar certo, deixando muito claro que todos os estudos e pesquisas vão trazer as viabilidades e inviabilidades de ideias, utilizando-se de conceitos já estabelecidos para ir além, crescendo e satisfazendo consumidores continuamente.
Além disso, é preciso observar que as empresas inteligentes não afastam de si o que é vital para todo o funcionamento do negócio, analisando cada informação, cada tarefa e oferecendo a terceirização apenas o que não lhes cabe realmente.
E ao fazer uso desta análise aprofundada a empresa ganha em todos os níveis, pois consegue manter suas atividades de maneira plena, sem perder o controle sobre o que é importante, enquanto que os concorrentes preferem deixar para terceiros o que é de sua responsabilidade, para depois culpar a sua empresa por ter mantido suas raízes fortes no coração das atividades de negócio que se fortalecem e criam a oportunidade de diferenciação aos olhos dos consumidores.