16 de fevereiro de 2013

A organização das ações e a administração de processos para o desenvolvimento contínuo em Marketing

A falta de tempo dentro das organizações significa que algo que não precisa ser feito toma muita atenção dos colaboradores, criando um lapso desnecessário entre os processos que fazem parte do core business e daquilo que é a atividade organizacional funcionando adequadamente.
Não organizar as ações faz com que a empresa não aproveite corretamente todo o tempo disponível, que é igual para todas as pessoas e organizações, mas tem usos diferenciados em vários campos quando o planejamento se faz presente.
Isto revela que a maioria das empresas apenas produz, sem saber o porquê, sem ter razão ou mesmo oferecer produtos e serviços adequados aos clientes.
Então o que se segue é uma miscelânea de equívocos que dominam toda a empresa, fazendo de ações que estavam de acordo com o planejado se percam em meio ao caos criado, colocando em foco a falta de soluções para aquilo que as organizações chamam de problema.
Mas se a empresa possui um problema há uma solução, pois todo problema possui no mínimo uma resposta, e se a empresa não consegue encontrar uma única resposta não tem em suas mãos um problema, mas algo que se distancia disto.
E com isso surge sempre a culpabilidade sem critério, pois é muito mais fácil dizer que a empresa que trabalha corretamente atrapalha os negócios de quem sequer sabe a razão pela qual existe, evidenciando uma cultura sem foco no conhecimento, estudos e pesquisas.
Além disso, é possível observar que a ação de sempre jogar culpa nos concorrentes é uma pseudoverdade que se insere nos ambientes já propícios a disseminar a ignorância, gerando colaboradores presos aos cabrestos e que jamais podem pensar, nem mesmo fora da empresa.
Só que o mercado também conta com organizações inteligentes, que fazem por merecer o reconhecimento e destaque, além de ditar os rumos que o mercado toma quando o assunto são os lançamentos de produtos e serviços alinhados com os desejos dos clientes.
A partir deste ponto, é possível constatar que, as empresas que se conhecem profundamente podem desenvolver soluções com tanta facilidade que todos os colaboradores enxergam suas ações no produto ou serviço que chega às mãos dos clientes.
Por essa razão é que muitas empresas conseguem aproveitar melhor o tempo disponível, sem culpas ou desculpas, criando a partir das experiências, conhecimentos e referências necessárias para que qualquer empresa esteja viva e possa oferecer ao consumidor muito mais do que seus produtos ou serviços.