15 de fevereiro de 2013

O direcionamento das informações e o potencial da inovação dentro das organizações em Marketing

Toda informação é importante quando a organização usa todo o seu potencial de inteligência na análise aprofundada, evitando encaminhar para todas as áreas o que elas não precisam, necessariamente, saber, colocando a filtragem como ferramenta ideal para harmonizar o contato das áreas e fazer com que elas interajam perfeitamente, criando um ciclo de distribuição interno que corrobora com a inovação e renovação do ambiente interno da empresa.
Milhares de informações podem ser direcionadas às respectivas áreas sem afetar o desempenho organizacional, de forma a aperfeiçoar a atenção e dedicação das áreas em seus projetos individualizados que formam o conjunto definido como empresa, saindo de ações isoladas para o encaixe perfeito.
Isto coloca as empresas como um conjunto de engrenagens, mas com uma diferença imprescindível que é o uso do conhecimento para continuar a funcionar e mesmo assim inovar, alocando corretamente os mais diversos conhecimentos em um processo evolutivo.
Deste jeito as organizações passam a redesenhar processos de forma contínua, não porque precisam eliminar o que já existe, mas por que vão se adaptando ao presente, às novas tecnologias, ao desenvolvimento em si, sem precisar parar tudo ou partir para o achismo.
Então a inteligência aplicada na construção de produtos e serviços vai além do que chega às mãos dos clientes, fazendo uma participação muito importante e relevante na relação interna, na troca de ideias entre os colaboradores e na gestão das informações que deixam a empresa viva.
Com isso fica fácil observar que muitas organizações focam exclusivamente em processos sem olhar para a inovação como uma oportunidade para se desenvolver, ainda mais quando a alta gestão fica ancorada em achismos e suposições sem relação com o mundo real.
E por esta razão é que poucas empresas viram referência no mercado, aliando o conhecimento com a inteligência e o desejo de melhorar, sem que para isso tenham que abandonar práticas disseminadas por todas as organizações e que podem formar as bases para o funcionamento pleno do negócio.
Só que, além disso, é necessário observar que a diversidade intelectual também é parte importante das organizações inteligentes, não porque precisam saber de tudo, mas por que optam por trazer um universo maior de oportunidades para seus ambientes.
Outro fator que pode ser analisado é a capacidade com que a empresa se adapta às mudanças do negócio, advindas do mercado que evolui e da exigência elevada dos consumidores, que buscam mais conhecimento e auxiliam as empresas inteligentes a criar produtos e serviços desejados antes da concorrência.