8 de fevereiro de 2013

O relacionamento das empresas com o conhecimento e sua aplicação no desenvolvimento contínuo em Marketing

O ambiente interno é reflexo direto da sociedade em que uma empresa está inserida, trazendo a mesma cultura e oferecendo produtos e serviços que se encontram alinhados com os valores locais, comprovando que mercados e sociedades inteligentes geram organizações inteligentes.
Nenhuma empresa pode fugir do local em que inicia suas atividades, e este é o grande desafio para a criação de uma empresa em mercados completamente despreparados, que não possuem conhecimento e são desonestos por natureza.
Com isso muitas organizações deixam de nascer naquela região, preferindo se deslocarem a um lugar compatível com a cultura que gera desenvolvimento através de estudos, pesquisas e da capacidade de gerar ideias inovadoras e relevantes.
Então a globalização torna ainda mais evidente que a maioria das organizações não sabe a razão pela qual existe, o porquê da existência de processos, o motivo pelo qual o conhecimento é imprescindível e faz a diferença quando outro mercado é alcançado, da mesma maneira como uma organização situada em outra localidade inicia suas atividades neste território e nada pode ser feito porque a empresa está preocupada em culpar os outros ao invés de se desenvolver.
E esta cultura de culpa é tão comum que diariamente existem milhares de exemplos dentro das organizações que se instalam em mercados despreparados, fazendo das práticas de péssimo gosto o suprassumo local, abandonando toda e qualquer ação que seja baseada em conhecimento e traga benefícios ao outro.
Mesmo assim uma parcela ínfima de organizações procura sair desta mesmice irracional, criando produtos e serviços em parceria com seus consumidores, tratando as pessoas como seres humanos, algo que parece utópico, mas é a realidade, pois cada pessoa se transforma em uma peça que pode ser resposta nas regiões em que o conhecimento é tratado com desdém.
Por isso mesmo é que o mercado global salienta cada vez mais as diferenças entre empresas que pensam e as que servem apenas para ocupar espaço, pois quem pensa sempre determinará o destino dos demais sem precisar obrigá-los a se comportarem desta ou daquela maneira, pois as ações corretas tomarão espaço e valor dentro dos mercados inteligentes e não serão mais a exceção.