21 de fevereiro de 2013

O relacionamento diferenciado da conquista e manutenção da base de clientes em Marketing

Conquistar clientes só é um exercício viável quando a empresa aprende a se relacionar com consumidores fieis de sua base, para então expandir sua percepção e ampliar a fatia de mercado sem perder a excelência ou deixar que clientes migrem para seus concorrentes.
A conquista de um consumidor não é mais atrair a atenção das pessoas e trocar um produto ou serviço por dinheiro, hoje é o cliente que determina se a empresa será fiel aos seus desejos, permitindo que a organização colete os dados e então se comunique da forma desejada.
Desta maneira entra em ação o Marketing permissivo, que torna o relacionamento com o consumidor muito mais ativo, mais presente na vida das pessoas e alinhado com os desejos, trazendo as informações que o consumidor quer receber e fazendo sempre uma atualização da percepção organizacional sobre o que o cliente quer.
Isto coloca em xeque qualquer ação que venha a prender pessoas às empresas, aos produtos, serviços e marcas, algo que foi comum em um período já distante nos mercados inteligentes, e que só se perpetua quando a concorrência é dizimada por questões locais que inviabilizam qualquer desenvolvimento em todos os planos.
Então o consumidor acaba refém de escolhas que não são suas, e que não abrem espaço para que a inovação esteja dentro das escolhas da organização.
Com este comportamento antiquado as empresas passam a perder espaço para as organizações inteligentes que veem no relacionamento a melhor forma de diferenciação, conquista e manutenção de clientes, trazendo uma nova luz sobre o conhecimento e aplicando-o na criação de uma parceria com o consumidor.
E isso fica evidente que poucas organizações conseguem estabelecer um relacionamento duradouro com os clientes, pois estão mais preocupadas com a troca de peças do que a satisfação do consumidor na entrega de um produto ou serviço.
Mas em outro nível ficam as empresas inteligentes que não trabalham contra o consumidor, considerando-o um inimigo que deve ser eliminados, fato que pode parecer surreal, mas é a realidade dentro da maioria das organizações.
Quando uma empresa não pode se relacionar com os clientes já existentes deve evitar a conquista de novos, até que consiga formar uma parceria com o consumidor e então ter uma base sólida de clientes.