28 de fevereiro de 2013

O uso inteligente das referências externas e internas como diferencial estratégico de Marketing

Organizações inteligentes utilizam-se das mais variadas referências para inovar, seja dentro de seus ambientes ou no contato com o mundo exterior, fazendo valer a busca pelo desenvolvimento contínuo, para a criação de soluções diferenciadas e o relacionamento positivo com o consumidor, tornando-se também referência para empresas e mercados.
Olhar além dos muros da organização é um exercício que amplia a visão da empresa, dando aos colaboradores a chance de arejar suas ideias, compartilhar informações relevantes e perceber quais são os pontos que podem ser mudados drasticamente ou que merecem retoques refinados.
Isso tudo vai ao encontro do melhor aproveitamento do conhecimento interno, da relação com os clientes e da capacidade de desenvolvimento da própria organização, trazendo um crescimento diferenciado e estável, evitando-se a busca insana por novos clientes sem dar valor à base atual.
Por esta razão é que poucas empresas sabem que referências são positivas em todos os sentidos, ainda mais quando a organização possui um foco e não perde sua capacidade evolutiva, criando desafios internos que podem ser batidos e deixando que cada colaborador tenha sua parcela dentro dos projetos colocados em prática.
Então as empresas que pensam passam a se destacar de forma distinta, trazem soluções muito inteligentes para as oportunidades encontradas, deixando de tratar um problema como algo negativo, pois sabem que todas as questões possuem mais de uma resposta, e por vezes o mercado e seus clientes ainda não estão preparados para lidar com as propostas inovadoras e vanguardistas.
Indo mais fundo na capacidade produtiva também é viável observar que as empresas que possuem raízes conseguem manter suas atividades por muito mais tempo, atendem aos desejos dos clientes de maneira natural, fazendo-se valer do contínuo investimento em treinamentos e estudos direcionados, valorizando as ideias e verificando a viabilidade e o tempo em que serão colocadas no mercado.
Deste modo é possível confirmar que as organizações que se cercam de ideias ganham vantagens competitivas invisíveis aos olhos das empresas medíocres, abolindo decisões absurdas e que eliminam o contato humanizado da empresa com seu consumidor apenas para aperfeiçoar a troca do produto ou serviço pelo dinheiro.