18 de março de 2013

A adaptação ao desenvolvimento e oferta de soluções aos consumidores em Marketing

Adaptar-se à diferenciação da concorrência é uma ação que deve fundamentar a cultura organizacional em todas as empresas, mas que dificilmente é prática comum, por fazer com que os colaboradores possuam um conhecimento utilizado na inovação gerada pela criatividade advinda de cada pessoa de maneira única.
Ter concorrentes é algo inerente aos negócios das empresas, sendo que poucas visam ampliar as suas oportunidades ao administrar com habilidade as informações e conhecimentos que permitem criar produtos e serviços únicos e destinados aos seus clientes.
O ponto em questão fica sempre atrelado à capacidade organizacional em gerenciar seus processos de distribuição de informações de modo inteligente, reduzindo ações burocráticas desnecessárias e permitindo que o acesso à informação seja devidamente estruturado, o que não significa abrir mão de filtros, mas avaliá-los e utilizá-los com parcimônia.
Isto acontece quando a empresa já nasce preparada para lidar com as mudanças do mercado, não as enxergando como um processo em que tudo o que foi feito é jogado fora, mas como a oportunidade de melhorar em todos os sentidos, aproveitando-se daquilo que já traz resultados positivos e desenvolvendo mais opções para a aplicação do conhecimento.
Dessa forma a administração se torna mais inteligente e fortalece os laços entre as áreas, gerando mais e mais oportunidades para que o desenvolvimento seja absorvido e constante, trazendo percepções distintas para o ambiente interno e conectando ainda mais todas as áreas sob o mesmo foco.
Então as ações que transformam a adaptação à realidade contemporânea se tornam mais suaves, os colaboradores conseguem visualizar uma oferta de soluções muito mais efetiva, fazendo de cada padronização um ponto de partida para a melhoria contínua, tendo em cada processo uma forma acessível de desenvolvimento real e abrindo as portas para que os colaboradores possam criar soluções estudando-as adequadamente.
Esta ação também fará com que a famigerada rotatividade, de colaboradores e clientes, seja reduzida a níveis mínimos, pois sempre existirão 5% de consumidores que não se fidelizam a uma marca, deixando então um mercado muito amplo para ser conhecido e atendido.
Dessa maneira a empresa pode realizar suas pesquisas e estudos para apontar a viabilidade de muitas ideias, deixando em evidência a capacidade de acompanhar o ritmo do mercado em seus diversos ciclos de vida, atestando novamente a adaptabilidade das empresas inteligentes e de como seus colaboradores estão envolvidos com a inovação e oferta de soluções.