13 de março de 2013

A inteligência da engenharia comercial em Marketing

Construir uma estrutura organizacional que funcione requer uma engenharia comercial fundamentada em conhecimento, tornando-se imprescindível para a conectividade e individualidade das áreas ao mesmo tempo, fazendo com que todos os focos sejam respeitados e que esta gama de visões se encaixe perfeitamente ao entregar para os consumidores os melhores produtos e serviços.
O conhecimento é pouco aplicado dentro da maioria das organizações que se encontram em mercados semiamadores, não levando em conta os benefícios de se expor mais informações aos colaboradores e fazer com que eles sejam realmente criativos e proponham soluções inovadoras.
Isto ocorre porque a maioria das empresas não pensa antes de agir, entrando em um processo produtivo que consome todo o seu tempo, que ignora treinamentos e estudos, além de trabalhar apenas com estoques em todos os níveis, envolvendo neste conceito os seus colaboradores e clientes.
Desta forma a empresa passa apenas a funcionar, e este termo é levado ao extremo quando uma pessoa é denominada funcionária, pois ela apenas executa as instruções de cada tarefa e nada mais, tendo que abandonar todo o conhecimento que possui, as suas experiências e principalmente qualquer sugestão que venha a criar uma solução.
Por outro lado existem mercados em que produzir é uma consequência de uma estrutura muito bem elaborada, que se expande além do ambiente interno organizacional e alcança fornecedores, distribuidores, colaboradores, clientes e até mesmo a concorrência global, pois apenas as empresas, e pessoas, inteligentes conseguem aprender e fazer uso do conhecimento continuamente.
Então a tomada de decisões não é baseada somente no achismo ou no presente, pois a organização tem uma base de referência muito mais ampla e que traz grandes oportunidades de se atender aos desejos dos clientes quando há uma relação direta com o conhecimento e experiências dos colaboradores e, porque não, dos consumidores também.
Mas são poucas as empresas que assumem estas responsabilidades para si, saindo do ciclo, vicioso, que as cega para alcançar um lugar de destaque ao fazer o básico e mais simples, deixando evidente que todas as suas áreas pensam em conjunto e disponibilizam todo o conhecimento disponível no instante em que precisam criar uma nova solução.
Mesmo assim estas empresas inteligentes não se isolam do mercado, buscando continuamente referências que as apontem novas soluções, até mesmo no instante em que outra organização comete seus equívocos, novamente evidenciando a ação rara e que revela os diferenciais mais importantes em favor daqueles que pensam e distribuem uniformemente o conhecimento em seus ambientes organizacionais.
Este posicionamento também fará com que a empresa traga inúmeras informações que não serão utilizadas dentro de seus processos, alimentando outra fonte que é conhecida e serve de referência daquilo que não se deve praticar, criando um universo muito mais amplo de informações e que só é gerida dentro das empresas inteligentes.
Com esta ação a empresa também dá aos seus colaboradores a oportunidade de conhecer o que pode ser usado como base para outras inovações e soluções, pois nenhum conhecimento é completamente descartável se as pessoas sabem o lugar ideal para alocá-los.
Também é interessante observar que as organizações mais inteligentes simplificam suas ações ao extremo, até mesmo quando se utilizam das tecnologias mais avançadas e vanguardistas para entregar aos seus clientes produtos e serviços diferenciados, principalmente por sempre trabalharem em parceria com seus consumidores e tornar o relacionamento profundo e construtivo, saindo do ciclo de relacionamento com o cliente que apenas existe durante um procedimento de venda, algo muito comum nas organizações que apenas produzem.
As empresas inteligentes jamais deixam seus processos de desenvolvimento parar no tempo, atualizando-os continuamente e aproveitando todo o ciclo de vida existente, não porque deseja que seus produtos ou serviços fiquem obsoletos com o passar dos dias, mas porque sabem que o consumidor inteligente sempre aguarda inovações e soluções diferenciadas e contemporâneas.