2 de março de 2013

A inteligência no uso dos canais de comunicação em Marketing

Aproveitar as mais variadas formas de comunicação com o consumidor faz a empresa acompanhar o desenvolvimento de mercado, dando-a novas oportunidades de criar e enviar mensagens àqueles clientes fiéis e que são surpreendidos quando contatados, evidenciando a relevância e atenção da empresa para com o relacionamento com o cliente.
As relações entre empresas e clientes vão além do contato de compras ou da oferta realizada pela organização que vai até o consumidor, mas são poucas as empresas que compreendem realmente como agir, quais canais, de comunicação e linguagem, usar.
Isto revela uma desconexão plena da empresa com a realidade atual, como se o consumidor dependesse exclusivamente da organização e se visse obrigado a ir até ela para adquirir um produto e serviço, fato que já foi à realidade e que hoje pode ser aplicado em um campo muito limitado de opções.
Mas o que acontece na verdade é o desleixo organizacional para consigo, não deixando que o desenvolvimento esteja dentro de seu ambiente, pois vão padronizando tudo o que existe, inclusive a relação com as pessoas, tentando enquadrar os seres humanos em modelos pré-estabelecidos e surreais.
Logicamente as empresas inteligentes vão buscar em suas pesquisas variáveis que podem ser usadas como referência para a relação com as pessoas, mas sem defini-las como idênticas, saindo em busca de um determinado padrão que eleva a qualidade do atendimento sem engessá-lo plenamente.
Isso também dá a própria empresa a oportunidade de se conhecer mais profundamente, parando de procurar modelos prontos de colaboradores, pois nenhuma pessoa do planeta possui a mesma habilidade de outra, e muitos ainda acharão que é possível ter duas pessoas encaixadas dentro de um perfil.
Com esta ideia fixa de que tudo é padronizável as empresas vão deixando de evoluir, criam amarras que não as deixam caminhar para frente e sustentam suas insanidades em padrões irrelevantes ao abandonarem o que realmente pode ser padronizado, e isto jamais inclui o atendimento e relacionamento com os clientes, bem como os colaboradores.
Por isso é muito importante observar que as melhores organizações não padronizam pessoas, mas fazem com que parte de seus processos estejam encaixados em determinados padrões, sem coibir a criatividade e tornando sua produção verdadeiramente inteligente, saindo do modelo em que o cliente só pode aceitar, pois as empresas inteligentes sabem que se o consumidor não encontrar ali a solução que procura, irá até o concorrente.
Então a distribuição de informações passa a ser muito relevante dentro das empresas inteligentes, e como a internet hoje possibilita uma comunicação com consumidores de qualquer mercado do planeta, é preciso que as empresas saiam do padrão que tem como única via a produção sem diferenciação.
Sempre que as empresas optam pelo uso do conhecimento acabam compreendendo melhor quem elas próprias são, tendo personalidades reconhecidas pelos consumidores em seus produtos, serviços e, principalmente, no atendimento e relacionamento.