16 de março de 2013

Desenvolvimento de soluções e experiências ao consumidor em Marketing

Empresas que desenvolvem soluções deixam de apenas funcionar, incluindo-se em ciclos que permitem a criação de inovações que atendem aos desejos dos clientes satisfazendo-os, além de empregar processos que se voltam à evolução constante e criativa, deixando as mais variadas experiências influenciarem ideias e projetos, sem que para isso tenham que ignorar que nem todas as informações possuem uma aplicação imediata.
Criar uma solução não é apenas fazer um produto ou serviço chegar ao cliente, é surpreender o consumidor, satisfazer-lhe e proporcionar uma experiência única com aquilo que chega às suas mãos, tornando-se então um conceito com um contexto muito mais amplo e profundo, alinhado com a cultura organizacional e atestando todo o processo intelectual envolvido naquela criação.
Mas, além disso, é preciso alinhar outros fatores, pois muitas empresas apenas produzem algo que vai atrair a atenção do consumidor e depois deixará a desejar, tornando-se então uma armadilha para a própria empresa que deixou de assumir as suas responsabilidades e não pensou antes de partir para a produção.
Com este comportamento facilmente identificável em inúmeras organizações fica muito mais simples entender o que leva um consumidor a deixar esta ou aquela empresa, procurando seus concorrentes e, em alguns casos, encontrando um produto ou serviço melhor, mas que mesmo estando abaixo ou no mesmo nível conta com uma diferenciação que o coloca em outro nível, já que as experiências proporcionadas também são fundamentais.
Por esta razão é que as empresas inteligentes não separam mais as experiências dos seus produtos ou serviços, conectando-os cada vez mais e tornando-os parte de um conjunto de características que geram a diferenciação e determinam os caminhos para o desenvolvimento de soluções cada vez melhores, tendo a participação direta do cliente e também dos concorrentes, mesmo que isto não fique tão claro.
Então as soluções não ficam mais presas a âncoras, ganhando percepções que não são exclusivas das empresas, mas sim da parceria formada com os consumidores e dos referenciais utilizados para compor uma inovação relevante e que gera a oportunidade de desenvolvimento ao trazer respostas aos problemas.
Isso tudo também coloca a organização dentro de um grupo muito seleto, que acabam por tomar para si a vanguarda que as outras empresas não quiseram, destacando ainda mais o ato de assumir responsabilidades e viabilizar as condições para que a inovação esteja presente em cada ideia de seus colaboradores.