3 de março de 2013

Diferenciação e relacionamento com os clientes baseado nos valores de mercado em Marketing

As piores empresas sempre fazem o máximo para vender ao cliente algo que não é desejado, criando mecanismos que escravizam seus colaboradores com a intenção de aumentar as vendas e se desfazer o mais rapidamente possível das pessoas, gerando um ciclo onde não há um atendimento de alto nível, tampouco produtos ou serviços relevantes.
Nenhuma empresa inteligente irá vender ao cliente algo indesejado, esta tarefa recai sobre as organizações que tratam seus consumidores como cofres que devem ser explorados continuamente, até que a fonte seque e uma nova pessoa seja a nova vítima da organização.
Isto acontece quando o mercado está ancorado exclusivamente em produção sem demanda real, pois os produtos e serviços oferecidos são os piores do mercado global, a qualidade de atendimento é sofrível e o consumidor vira refém de práticas enganosas.
Então todas as ações da empresa são baseadas no conceito de vítimas a serem ludibriadas em troca de algo que não cumpre o que é prometido, revelando toda a estratégia de propaganda enganosa por detrás do contato de uma venda, fazendo disso um ciclo perpétuo.
Com este tipo de comportamento também é possível encontrar empresas que reclamam da falta de vendas quando os consumidores param de adquirir seus produtos ou serviços por terem encontrado uma organização que as entregue algo infinitamente superior, com um nível de relacionamento baseado na humanidade, que é raramente encontrada nos mercados que prezam pela ignorância em detrimento ao conhecimento que as tornaria diferenciada e exclusiva.
Por isso mesmo é que as melhores organizações investem em relacionamento baseado em uma troca constante de informações, oferecendo produtos e serviços que atendem aos desejos dos clientes sem precisar empurrar o que não é desejado pelas pessoas, tornando-se assim a referência positiva quando o assunto é a escolha de um cliente por uma empresa.
Mas ainda assim muitas empresas preferem achar que o mercado é apenas o produtor de clientes que devem ser enganados integralmente, fazendo parte de uma mera troca de dinheiro por algo que é classificado como produto ou serviço que na verdade causa desconforto e só satisfaz a organização corrompida e completamente descartável.
Mesmo assim existem empresas que irão atender aos desejos dos consumidores de forma plena, pois seus produtos e serviços são projetados para tal finalidade, não se preocupando exclusivamente com uma única venda exploratória, mas fazendo do relacionamento um canal para que a satisfação do cliente se transforme também na satisfação da empresa, pois a organização sabe que ao manter sua base de clientes estará cuidando do próprio desenvolvimento e não precisará enganar ninguém.