28 de março de 2013

Estruturação e alinhamento do uso dos conhecimentos diversificados em Marketing

Quanto maior a diversidade de conhecimentos contidos dentro de uma organização maiores são as chances de se encontrar uma solução, levando-se em conta uma gama maior de variáveis que precedem a oferta do produto ou serviço ao consumidor, gerando assim um período em que a ideia traz toda sua complexidade a um nível de simplicidade que a coloca em evidência e a torna viável.
Cada colaborador possui um nível de conhecimento diferenciado, e isto deve ser aproveitado pelas organizações a cada instante, mesmo que as ideias em questão sejam avançadas demais para o presente, mas já moldam os caminhos para que as empresas tenham a capacidade de fazer com que elas se tornem reais e cheguem às mãos dos consumidores.
Este procedimento só acontece realmente quando a organização mantém seus olhos voltados ao presente, tratando-o como a única oportunidade de satisfazer verdadeiramente seus clientes, algo que não a impede de olhar para sua história e tampouco de vislumbrar um futuro.
Então os passos dados são solidificados sobre uma estrutura organizacional que integra o universo quase infinito das ideias, os estudos e a capacidade da empresa em produzir, contando também com a alta capacitação de seus colaboradores através dos treinamentos e da abertura mental da organização quanto à geração de ideias e inovações.
Isso também traz desafios que só serão suplantados pelas empresas inteligentes, que conseguem alinhar toda a sua capacidade intelectual e a produção em si, com a colaboração direta das pessoas e tornando cada canal de comunicação com o cliente um novo campo a se explorar quando o assunto é criatividade e atendimento de desejos antes da concorrência.
Além dessa ação é preciso que a empresa também tenha consciência da mudança ocorrida dentro do relacionamento com o consumidor, algo que antes era descartável e hoje é permanentemente ativo e global ao mesmo tempo, deixando em evidência explícita a troca de informações entre consumidores das mais variadas regiões em um tempo incrivelmente baixo e que não deixa margem para situações em que a organização desdenha as pessoas.
Mesmo com esta mudança recente é possível encontrar empresas que ainda estão ancoradas em práticas que hoje não surtem mais efeito e ainda classificam os consumidores como dependentes das organizações, uma realidade já alterada há muito e que mudou a forma como a fidelização ocorre, não sendo mais a ação da empresa para com o cliente, mas o oposto.
Então o universo de variáveis também se expande, criando um oceano de informações que devem ser filtradas de acordo com o setor da empresa e o negócio em si, mas isto não a impede de trazer ideias de outras localidades para seu ambiente, tornando ainda mais forte o conceito de inovação e criatividade, pois nenhuma ação é ignorada, mas também não deve ser puramente aplicada na empresa, ainda mais quando todas as culturas organizacionais do globo terrestre são completamente diferentes umas das outras.
Deste modo é importante para qualquer empresa abrir suas portas ao conhecimento, não para possuí-lo integralmente, mas para que novas fontes sejam utilizadas no processo criativo e inovador, gerando assim a diferenciação que não permitirá que o concorrente atraia seus clientes facilmente.