18 de abril de 2013

A administração de atividades, a relação com os clientes e a terceirização inteligente em Marketing

Diariamente empresas perdem clientes e espaço no mercado por não compreender qual atividade é inerente ao seu negócio, o que deve ser mantido em seu core business e o que pode ser terceirizado, criando assim uma lacuna no relacionamento com o consumidor, principalmente quando os gestores não conhecem a empresa a fundo e toda a estrutura envolvida no contato com os clientes que abrem oportunidades para compras futuras.
A terceirização de atividades é um processo que não deve ser incluído em qualquer empresa, fazendo-se necessária uma análise profunda de quais atividades impactam diretamente no funcionamento da organização e no relacionamento com o consumidor, fatores que normalmente são excluídos por exigirem inteligência e competência na administração organizacional.
Então fica evidente que o cenário comum dos mercados é a incapacidade dos gestores em conhecer a organização realmente, fazendo-se valer de um falso senso de responsabilidade distribuído aos demais colaboradores, pois estes gestores não tomam decisões inteligentes e sempre estão prontos para culpar o colaborador por ter tomado uma decisão.
Isto acontece porque há uma estruturação organizacional completamente corrompida e recheada de ações que não agregam valor ao que é produzido colocando em primeiro plano a propaganda enganosa na forma da imagem organizacional utópica, mas que aos olhos daqueles que não sabem sequer o que fazem é o caminho correto.
E com esta falta de compromisso com o universo real de mercado as empresas, por meio de seus falsos gestores, criam manobras para ludibriar o cliente, tornando-o um escravo da empresa, fato que é apelidado de fidelidade para esconder a incompetência organizacional para satisfazer o consumidor e deixar que ele defina se a empresa, com seus produtos e serviços, é digna de permanecer em sua vida.
Por esta razão é que as empresas inteligentes evitam usar artifícios que prejudiquem as pessoas, tanto seus colaboradores quanto clientes, pois se o colaborador é prejudicado o consumidor também o será, e então a empresa passa a perder credibilidade, especialmente nos mercados sérios e que não incentivam o engodo como ação organizacional ou individual.
Desta maneira é possível notar que o reflexo do local em que a empresa se encontra instalada determina certas formas de comportamento, e sempre que a vantagem é a regra todos saem perdendo, mesmo que para algumas pessoas isto pareça um ganho.
Logicamente estes fatores vão influenciar também nas escolhas organizacionais como um todo, partindo também para um repasse de responsabilidades de maneira desestruturada, reflexo de uma falsa sensação de redução de custos, que no fundo se revela uma ação que pode eliminar a empresa do mercado.
Desta forma é evidente que as empresas que sabem da importância de cada atividade jamais entregarão a outra organização o que a faz diferente, que permite que o cliente reconheça a sua personalidade, disciplina, dedicação e determinação em satisfazê-lo continuamente com seus produtos e serviços.