14 de abril de 2013

A estruturação focada no desenvolvimento de soluções e a capacidade organizacional em lidar com o conhecimento de seus colaboradores em Marketing

A agilidade da troca de informações dentro de uma organização abre espaço para que ideias inovadoras surjam, sejam estudadas e tenham suas viabilidades devidamente conhecidas, contando ainda com um fluxo de distribuição de informações e dados com o qual poucas organizações contam, tanto por vontade própria quanto por capacidade em lidar com informações que inicialmente apontam situações negativas, eliminando assim o aprendizado e a geração de soluções que podem dar novos rumos à empresa.
Quando uma empresa facilita a troca de informações entre suas áreas há um ganho que não deve ser mensurado pelos resultados de vendas, mas por todo o conjunto de variáveis que envolvem um projeto, pois a participação ativa de cada área, por intermédio das pessoas, faz com que haja um crescimento perceptível e que não deve apenas ser medido pontualmente.
Mas no mercado as empresas optam sempre pelo resultado monetário imediatista isolado, não enxergam que a continuidade e desenvolvimento são peças fundamentais para que toda a estrutura organizacional seja presenteada com a inovação e perpetue o bom momento.
Isso ocorre porque as empresas são reféns da falta de bom senso dos gestores, que não sabem satisfazer consumidores, tratando-os como uma fila interminável de máquinas de dinheiro que só precisam dar à organização a soma monetária e então nunca mais aparecer.
Este comportamento é tão comum que torna o mercado ineficaz, passando a mensagem para seus colaboradores de que tudo deve ser tratado bem uma única vez, para então se descartar.
Logicamente poucas empresas são capazes de uma diferenciação, pois assumem suas responsabilidades e não se permitem corromper, deixando muito claro que a venda não é mais um processo, mas uma relação que se estende além do ato da compra, que adentra os lares dos consumidores, alcançando também fornecedores e distribuidores, dando à cadeia de valor um verdadeiro sentido e significado.
Por este motivo é interessante que as empresas não se limitem a criar processos interpessoais com validade dentro das áreas, especialmente quando é o contato entre as pessoas que faz a diferença e traz novas oportunidades na forma de ideias que nem sempre são pensadas por uma área específica, validando assim um posicionamento diferenciado das empresas em relação à criatividade.
Então os próprios colaboradores deixam de ser contratados como peças de reposição, dentro de perfis ineficazes e que são inúteis, pois a organização que adota perfis não quer pessoas, mas sim máquinas para executar tarefas e nada mais, indo na contramão das organizações inteligentes que trazem para seu interior o máximo de conhecimentos diferenciados e diversificados, aliando uma linha temporal que não abrange exclusivamente o agora, mas aproveitando toda a história, atuando no presente e caminhando para um futuro.
Por outro lado é fácil encontrar razões para que as empresas prefiram ficar presas ao passado ao invés de andar para frente, já que os investimentos e treinamentos são excessivamente limitados e são vistos como vilões, quando na verdade os gestores de baixo nível é que não permitem que os colaboradores criem, principalmente por estarem sempre presos a um mundo que já não existe e que para eles é o único existente.
Isto também revela outra característica, a incapacidade de gestores trabalharem com pessoas que os desafiem a se tornarem melhores, partindo de um ponto em que o conhecimento é exclusivamente de uma pessoa, que por sinal é o gestor que sequer sabe quem é, mas que tende a priorizar modelos prontos onde encaixa pessoas e se elas não estão dentro do padrão são descartadas rapidamente, pois trariam o maior problema com o qual uma empresa pode lidar: a criatividade na oferta de soluções.