23 de abril de 2013

A integração das áreas por meio do conhecimento distribuído, desenvolvido e utilizado em Marketing

O intuito do conhecimento é fluir no ambiente organizacional de modo a unificar as ações e abrir espaço para que a criatividade traga o desenvolvimento, partindo também para o melhor aproveitamento de oportunidades de mercado, oferecendo soluções inteligentes aos consumidores e transformando o relacionamento com o cliente em uma experiência que prolonga e aprofunda o contato entre a empresa e o consumidor.
Deixar que o conhecimento seja transferido entre as áreas é uma ação que promove a integração dos colaboradores, que traz novos pontos-de-vista sob projetos novos ou que terão um aperfeiçoamento, deixando evidente que a organização não se ancorou no passado.
Mas o que pode assustar é que dificilmente as empresas conseguem lidar com este contato, chegando ao cúmulo de criar artifícios que inibam qualquer diálogo entre as pessoas e as áreas, como se todas fossem autossuficientes e pudessem cuidar de todas as demandas.
Isso coloca em evidência o domínio da ignorância dentro da maioria das empresas, que ainda tolhem de seus colaboradores a capacidade criativa, evitando assim ter o desenvolvimento como proposta e tornando-o um mal a ser combatido.
Como se pode notar as empresas incapazes de lidar com o desenvolvimento ficam presas ao passado por um período quase infinito, repetindo sempre as mesmas ações, querendo que seus colaboradores se encaixem em um perfil e que só ajam de modo a executar ordens sem questionar.
Este posicionamento distante da inteligência dá aos concorrentes a oportunidade de satisfazer um grupo maior de consumidores, pois se a experiência do cliente com os produtos, serviços e o relacionamento não são interessantes eles jamais retornarão a entrar em contato com a empresa, fato que para muitos gestores não é importante, pelo fato de que eles acham que outro cliente virá e ocupará aquele espaço, ainda mais porque estes gestores não sabem que as pessoas se comunicam.
Então o fluxo das informações dentro das empresas inteligentes criam um diferencial que se reflete diretamente no contato com o consumidor, pois esta experiência é individualizada sem perder certos padrões, aliando perfeitamente a relação humana e as informações mais técnicas.
Mas somente esta ação não é suficiente para que a empresa possa contar com um desenvolvimento contínuo e efetivo, existe a capacidade de auto avaliação que traz oportunidades de melhoria e aponta para a evolução de processos, soluções, conhecimentos e integração das áreas, ao contrário do que acontece em empresas que se ocupam exclusivamente com a mesmice.
Além disso, é preciso observar atentamente que as organizações diferenciadas também criam ambientes internos que possibilitam a seus colaboradores criar, sugerir novas soluções e satisfazer clientes.