21 de abril de 2013

A oferta de soluções e o aproveitamento das oportunidades nos mercados inteligentes em Marketing

Todo conhecimento fica defasado se a empresa decreta um ponto final, demonstrando assim que a própria organização já não tem interesse em evoluir e buscar melhor a si e aos produtos e serviços que oferta no mercado, deixando que as organizações inteligentes entrem em suas fatias de mercado e entreguem aos clientes aquilo que é desejado.
Muitas empresas evitam pensar para que novos problemas não surjam e tenham que ser resolvidos, partindo para um contexto oposto às organizações inteligentes que lidam com cada problema de forma a torná-lo uma oportunidade de satisfazer um cliente.
É evidente que este posicionamento é conceituado de forma intensiva e que abrange todas as áreas da empresa, fazendo com que cada colaborador possa encontrar oportunidades onde alguém enxerga uma situação sem solução, e que erroneamente as pessoas chamam de problema.
Isto ocorre somente dentro de empresas inteligentes que têm em seu cerne o desenvolvimento contínuo, oferecendo aos seus colaboradores as condições para que pensem e encontrem mais respostas para cada questão, saindo da mera formalidade equivocada de que só há uma resposta correta para cada pergunta.
Então o comportamento dos colaboradores é completamente diferente, não são apenas máquinas que executam tarefas, pois pensam enquanto trabalham e que parece longe da realidade das organizações e que só o é porque as empresas nascem apenas para processar.
Com isso, o maior desafio da empresa é lidar consigo mesma, sair da inércia que as mantém paradas e migrar para um nível em que a solução sempre é aliada do conhecimento, para que respostas não envelheçam enquanto seus concorrentes inovam, deixando na própria história organizacional a personalidade encontrada em seus produtos e serviços.
Porém é difícil fazer com que um mercado inteiro saia da zona de conforto, fruto de um modelo escravista pleno inserido no quotidiano das pessoas, onde o ser humano é apenas mais uma peça do quebra-cabeça de mercado e nada mais.
Mesmo assim poucas pessoas irão compreender o quanto deixam de aproveitar suas habilidades dentro das empresas aprisionadas exclusivamente em processos e máquinas, algo preocupante e que só ocorre porque o mercado inteiro daquela região se acostumou com a mediocridade.
Desta maneira as empesas locais não conseguirão competir com seus concorrentes globais, pois sempre estarão atrasados demais até mesmo para serem enquadrados na antiguidade, criando assim um abismo entre as regiões que pensam e aquelas que apenas seguem processando como máquinas devidamente programadas.