29 de abril de 2013

O conhecimento dos territórios na relação de crescimento de mercado e satisfação de clientes em Marketing

Toda empesa deve conhecer o território em que atua, não para ter limites de ação, mas para saber como pode crescer e atender novos consumidores.
Crescer é uma ação que deve estar ligada diretamente à cultura organizacional, que estabelece um planejamento de ações que se encontram no crescimento de mercado, satisfazendo clientes e criando novas oportunidades.
Mas esta organização estrutural vai além do aumento da capacidade produtiva, é um modelo que traz novas dimensões para a atuação e só ocorre de maneira plena quando a empresa constrói uma base sólida.
Então esta construção se torna cada vez mais importante com o passar dos anos, as responsabilidades da empresa crescem exponencialmente e abrem inúmeras oportunidades para que alguns conceitos sejam revistos, melhorados, aplicados e recriados com  a finalidade de manter viva na mente do consumidor a imagem organizacional e sua personalidade percebida.
Só que muitas organizações se esquecem de conhecer bem a região em que atuam, como é que seus clientes se comportam, quais são os desejos, como se comunicar e viabilizar um relacionamento pleno, deixando de apenas atrair a atenção para fazer parte da vida do cliente.
Deste modo também fica evidente que o próprio crescimento deve ser estruturado e organizado desde sua base, para que todos os seus colaboradores tenham consciência e não sejam apenas trocados quando a empresa acha que já não produzem mais como antes, já que é muito mais fácil o gestor ignorante só olhar para uma variável e usá-la como referência para todas as usas decisões equivocadas.
Com esta ação o concorrente ganha maior vantagem, pois as empresas medíocres só trabalham para produzir e não para criar, não sabem lidar com as pessoas e transformam tudo, inclusive ideias, em números que de nada servem, pois são estrategicamente baseados em uma média que nada diz.
Por outro lado as organizações inteligentes vão estudar os locais em que atuam, não se baseando nas informações sem referencial prático e aplicável no mundo real, aproveitando-se do conhecimento estatístico e administrativo voltado à oferta de soluções cada vez melhores.
Mas também é preciso que a empresa tenha um alinhamento interno muito focado, trazendo esta cultura para a relação com fornecedores, distribuidores, clientes e até mesmo concorrentes, aprendendo continuamente e crescendo sem prejudicar a relação com as pessoas, trazendo novos colaboradores sem deixar que exista a mera troca, outro ponto que deve estar atrelado a estudos que apontem sempre para a integração de experiências distintas e que venham a colaborar para o desenvolvimento de todos, sem exceção.