17 de abril de 2013

O hábito da diversificação e integração de conhecimentos para a diferenciação do relacionamento, produtos e serviços em Marketing

A diversidade do universo de ideias disponíveis dentro das empresas é uma constante que está associada diretamente à cultura de desenvolvimento contínuo, revelando os traços de inteligência na composição de toda a integração das áreas, da permissão para que seus colaboradores troquem ideias, fazendo-se valer do diálogo que coloca em ação uma criatividade única e que sempre traz soluções para dentro da organização, contando também como a efetividade da empresa na compreensão do uso do conhecimento interno e daquele que está do lado de fora da organização.
Estabelecer uma cultura em que o desenvolvimento contínuo é baseado no uso do conhecimento favorece um grupo muito reduzido de empresas, que fortalecem seus vínculos internos ao se transformarem em produtoras de soluções, tendo na criatividade de seus colaboradores um novo canal para a comunicação interna que abre novos caminhos para a entrega de produtos ou serviços aos clientes.
Isto também coloca em evidência toda a estruturação da empresa, com o foco voltado à distribuição de informações, conectando suas áreas através do máximo de canais relevantes, além de compreender o potencial de cada um e se colocando à disposição do aprendizado contínuo e que deixa a empresa dentro do ciclo atual do mercado.
Também é possível perceber que estas empresas deixam o óbvio de lado, não o abandonando, mas conhecendo-o muito bem e não deixando que o foco exclusivo fique sobre o que já é de seu conhecimento, tendo assim tempo disponível para desenvolver outras soluções e se tornar diferente das empresas que só estão atreladas à mera produção sem valor.
Com isso é possível notar que cada área não trabalha mais isoladamente, todos os colaboradores são incentivados a conversar, trocando informações relevantes e sabendo que o fruto de suas produções individuais resulta na satisfação dos consumidores, sem que isto seja feito apenas no processo de compra, mas estendendo-o para um nível de relacionamento que se baseia em parceria.
Esta parceria das empresas com os clientes tem como foco principal o aprendizado para a oferta de soluções cada vez melhores, com diferenciais perceptíveis e surpreendentes, ao mesmo tempo em que cada colaborador conhece a sua responsabilidade e se coloca na figura do próprio consumidor.
Deste jeito as empresas passam a assumir responsabilidades que com o passar dos anos vão aumentando, sem que para isso algo seja comprometido, pois não existe a rotatividade excessiva de colaboradores, tampouco estas pessoas são coisificadas pelo chamado processo seletivo que só traz o mesmo para dentro da organização, que apenas produz e nada mais.
Mas este comportamento diferenciado só funciona dentro de organizações inteligentes, que não se apegam demais ao passado, mesmo que suas referências estejam enraizadas no nascedouro da empresa, o que não significa ignorar a evolução e os novos conhecimentos, mas formar uma base sólida o suficiente para que a empresa se adapte muito mais facilmente ao mercado que não caminha em círculos e deixa as oportunidades amplamente disponíveis àqueles que abrem as portas e janelas da organização ao conhecimento.
Com essa movimentação diferenciada a empresa também passa a reduzir a necessidade exclusiva de conquistar clientes novos, pois a base formada caminha ao lado da organização e faz com que a fidelização não seja composta por algemas, mas sim por um encontro comum das visões do cliente e da empresa que oferta seus produtos e serviços como a melhor solução àqueles consumidores.