29 de maio de 2013

Ações de Marketing no desenvolvimento contínuo, diferenciação e atendimento ao consumidor

Toda relação com os clientes da sua empresa são iniciadas no relacionamento interno, com cada um de seus colaboradores, permitindo que exista uma interação produtiva e que não ignora as variáveis vitais no desenvolvimento e melhora do atendimento aos consumidores.
Empresas inteligentes sabem que seus primeiros clientes são seus colaboradores, por isso investem na interação e troca de ideias interna, habilitando um investimento contínuo em ferramentas que proporcionem o desempenho ideal na execução das tarefas, deixando evidente que o consumidor será melhor atendido.
Mas somente os equipamentos atualizados, bem como seus sistemas, não são garantia de um atendimento excelente, mas já dá indícios de que a organização está atenta, caminhando então para uma etapa onde os treinamentos são aplicados e absorvidos na cultura de cada colaborador.
Só que isto não significa engessar o atendimento, mas tomar medidas para que cada pessoa receba um atendimento diferenciado e único, trazendo para a responsabilidade dos colaboradores, que normalmente estão nas áreas de vendas e pós-vendas, uma compreensão de que muitas informações são vitais, porém é preciso que exista a liberdade para se passar as informações, pois cada cliente é diferente.
Então a empresa deve passar a tomar conta de treinamentos sem foco no adestramento de pessoas, deixando-as aptas a lidar com todos os tipos de consumidor sem que se perca o essencial do atendimento, e que diariamente não parece inserido nas organizações comuns.
Por este motivo é que o consumidor tem a impressão de que é ludibriado diariamente por grande parte das empresas, já que a maioria delas não se preocupa em manter uma base de clientes, por esta razão é que o atendimento é horripilante e traumático para o consumidor, não resolvendo nada e piorando cada vez mais a situação.
Logicamente este atendimento esdrúxulo é incentivado internamente pelas péssimas condições que envolvem sistemas, ferramentas, informações dos colaboradores e principalmente da falta de compromisso dos gestores com o atendimento, pois para eles se o cliente já deu o dinheiro nada mais precisa ser feito.
Isto revela também um ciclo vicioso que infecta os ambientes com a alta rotatividade de colaboradores, com a péssima prestação do serviço que é o atendimento e da eterna busca por novos clientes sem precisar satisfazer os atuais, revelando uma realidade em que certas métricas internas não levam em conta a qualidade.
Além disso, é necessário observar que sempre que o cliente é atendido existe a famigerada temporalização das ações, como se atender bem fosse algo que tivesse um prazo, uma validade e que não trouxesse outros benefícios para todos, ainda mais quando o consumidor é jogado de um lado para o outro sem necessidade.
Isso coloca em evidência a incapacidade que as empresas desenvolveram em lidar com seres humanos, iniciando-se diretamente pelo que chamam de departamento de recursos humanos, deixando claro que cada pessoa pertence à empresa, é uma peça do quebra-cabeças e pode ser trocada quando der defeito, indo na contramão das empresas inteligentes que aproveitam cada contato com o consumidor para retirar o máximo de dúvidas, que prezam pela excelência no atendimento e se diferenciam por não criar regras estúpidas que visam atender mais clientes com o mínimo de atenção.
Então os frutos das empresas de péssimo atendimento sempre serão negativos, pois as próprias pessoas não sentem mais vontade para entrar em contato com a organização, assim como os próprios colaboradores passam a tratar com desleixo todos os consumidores, tendo a certeza de que novos virão.