14 de maio de 2013

Marketing na comunicação inteligente interna e com o cliente

A comunicação está na base das diretrizes das organizações inteligentes, inserida na cultura que abre espaço para o desenvolvimento de soluções, trazendo novas oportunidades para a criação de ideias, revelando quais são os pontos que podem ser melhorados, evidenciando como é a relação da empresa com seus clientes e que tipo de mensagens são fundamentais para que a empresa cresça de maneira mais sólida e efetiva.
Comunicar-se parece algo simples, mas sofre o impacto direto de ruídos de comunicação que passam pelas escolhas das palavras, a interpretação das outras pessoas e a linguagem que se utiliza naquele instante, sendo necessário contar com uma habilidade que se aprimora continuamente e acompanha a conexão direta entre empresa e consumidor.
Logicamente deve haver uma compatibilidade entre os dois lados, por isso cada pesquisa deve também trazer qual é o perfil ideal para o envio da mensagem, e que pode evoluir, mas não deve ser tratado com falta de respeito por parte da organização, algo que gera incômodos ao cliente e o faz migrar para o concorrente.
Isto coloca em xeque qualquer estratégia de comunicação que venha a trazer elementos não compatíveis com a imagem organizacional para o cliente, e que influencia negativamente a recepção das pessoas, gerando um mal estar desnecessário para a empresa.
Desta maneira fica evidente que a comunicação da empresa carrega consigo uma mensagem que não deve ser alterada enquanto personalidade organizacional, fazendo com que as campanhas sejam pensadas e não apenas reflexos de modismos irrelevantes ou de rebaixamento apenas para gerar vendas.
Mas também se faz necessário que a empresa não deixe que a sua personalidade seja simplesmente banida da comunicação com o consumidor, fato que demonstra a força da cultura organizacional e faz jus àquilo que o cliente tem em mente quando pensa a respeito de certa empresa ou suas marcas.
E para que isso aconteça é vital que a organização compreenda profundamente qual é a razão para se comunicar com o consumidor, ação que ultrapassa a barreira das vendas para se tornar uma parceria definida pelo relacionamento que deve ser aprimorado continuamente.
Então este comportamento fará com que a organização tenha que desenvolver também seu relacionamento interno, com cada fornecedor ou distribuidor e, porque não, com a concorrência, fazendo-se valer de um conjunto de variáveis bem estudadas e analisadas para que o cliente não se veja dentro de uma guerra que não faz sentido ou que apenas o use como parte de um jogo em que ele, consumidor, sempre sairá perdendo e que é comum nos mercados em que o semiamadorismo é a regra.
Com o estabelecimento de uma consciência altamente desenvolvida a empresa pode investir na comunicação da maneira correta, avaliando os desejos de seus consumidores, verificando se a organização é capaz de entregar o que promete e se diferencia dos concorrentes medíocres, se é que alcançam este nível.