5 de maio de 2013

Níveis de conhecimento e inovação em Marketing

O impacto de uma inovação é proporcional ao nível de conhecimento que uma empresa possui sobre os consumidores, mercados e concorrentes, revelando-se como um ato que transforma ideias diferenciadas em produtos e serviços altamente desejados, que atendem aos clientes de tal forma que o concorrente sequer é lembrado pelo consumidor durante a escolha.
Ideias surgem diariamente e podem ser lançadas dentro de ambientes que buscam constantemente a inovação, o que não impede a empresa de continuar a produzir o que já existe neste momento e também não cria uma barreira para que o atual produto ou serviço receba atualizações importantes.
Mas o que mais chama a atenção dentro das empresas é o fato de que poucas se dão conta da capacidade criativa existente em seus ambientes, negando aos colaboradores as chances de trazer ao conhecimento de mais pessoas algumas sugestões, projetos e soluções.
Com isso quem ganha é o concorrente e o consumidor que não se prende às organizações ambientadas na mesmice perpétua, algo que restringe a poucos a referência e torna o desenvolvimento de soluções mais lento, já que se todas as empresas possuíssem uma consciência plena da importância de seus concorrentes o mercado estaria recheado de soluções ainda mais inteligentes e diferente.
Isto revela também que as organizações se veem presas a modelos que lentamente evoluem, o uso e aplicações dos conhecimentos também são aprisionados em um foco comum, e quando uma organização faz diferente, e de maneira inteligente, acaba saindo na vanguarda do mercado.
Este tipo de acontecimento é ditado pelas organizações que não criam seus modelos de funcionamento com base em departamentos, reduzindo as barreiras entre as áreas e permitindo que os colaboradores dialoguem com mais frequência, indo em uma direção um pouco diferente das demais e então abrindo caminho para que o relacionamento com o consumidor abra novas oportunidades de mercado.
Além disso, é necessário que a empresa baseie suas decisões no maior número de variáveis relevantes para o negócio, que atenda aos desejos dos clientes e ao mesmo tempo não fiquem muito à frente ou aquém daquilo que o consumidor irá receber, tendo então o componente tempo adicionado ao estudo que se deve fazer antes de lançar um produto ou serviço.
Mas isto não significa que a empresa deixará de inovar, pois ao acompanhar o mercado, seus clientes e os concorrentes há um ganho distinto, e toda a inovação alcança o nível de aplicação desejado pela organização, ao mesmo tempo em que o consumidor fica satisfeito e sabe que em suas mãos chegam produtos e serviços desenhados com e para ele.