8 de junho de 2013

Interações e desenvolvimentos internos organizacionais em Marketing

O modo como as empresas interagem com as informações internas que chegarão até o consumidor determinam o grau e a capacidade inovadora contida em cada uma de suas áreas, proporcionando condições para que a criatividade não seja tratada como objeto e também não vire a referência de uma condição ilimitada, como acontece dentro das organizações ignorantes e antiquadas.
Deixar que as áreas trabalhem conectadas facilita a criação de soluções a se produzir, saindo da zona de conforto com maior intensidade e preenchendo o ambiente interno com muito mais conhecimento ao fazer bom uso das mais diversas experiências de seus colaboradores, bem como o uso e aplicação das informações coletadas em estudos e pesquisas.
Mas além destas ações é preciso que a organização tenha um conjunto bem ajustado, retirando o máximo possível de arestas internas que podem gerar conflitos que venham impedir a produção de um produto ou serviço digno do mercado local e global.
Mesmo assim muitas empresas insistem em sistemas defasados onde todas as áreas são tratadas como concorrentes, e este absurdo é incentivado principalmente nas empresas que não sabem evoluir, construir produtos e serviços que encantam os consumidores e ficam à mercê das escolhas de seus concorrentes, restando apenas ficar com uma mísera fatia de mercado de clientes que ninguém mais quer.
Por esta razão é que toda empresa inteligente faz por merecer o reconhecimento no mercado, deixando seus colaboradores muito mais à vontade para apontar ajustes, mudanças e até mesmo retirar algumas soluções do mercado, fato que para muitos pode parecer insano, mas demonstra uma capacidade evolutiva inserida na cultura organizacional que não se prende às âncoras que não as deixam aproveitar o oceano das oportunidades.
Então o comportamento organizacional também se revela importante em toda a estruturação de relacionamento interno que se reflete no contato com os clientes, independentemente do meio utilizado, tornando-se transparente o suficiente para que o consumidor reconheça a personalidade da empresa rapidamente ao encontrar um de seus produtos ou serviços.
Ainda assim é preciso que a empresa tenha consciência de que cada um de seus colaboradores será seu representante direto quando em contato com os clientes e pessoas em geral, apontando então a prática de treinamentos direcionados e que venham a contribuir diretamente com o desenvolvimento organizacional, saindo do tom mecânico que inunda as demais empresas e apenas adestra cada colaborador para não sair do roteiro.
Só que também é necessário que a empresa saiba exatamente quais são suas delimitações, e por este motivo entra em ação a pesquisa interna focada na capacidade de inovação, criação e relacionamento com o cliente, abrindo novas perspectivas para a empresa e demonstrando as preocupações e responsabilidades assumidas assim que a organização inicia suas atividades no mercado, acompanhando o desenvolvimento tecnológico, a ampliação do conhecimento e quais são as inovações que são pertinentes ao negócio deixando os consumidores cada vez mais satisfeitos.