30 de junho de 2013

Marketing nas ações inteligentes de entrada ou permanência organizacional nos mercados voltados ao desenvolvimento contínuo

Existe mercados em que os consumidores gostam de ser enganados, mesmo que isso pareça utópico, mas traz à tona uma cultura local onde o hábito de ludibriar uns aos outros está disseminado e é tido como uma vantagem, relevando uma incapacidade generalizada em lidar com o mercado global real, tornando-se apenas um mercado regional que não fará a menor diferença para as empresas que atuam nos mercados mais inteligentes e lucrativos, especialmente quando clientes habituados a enganar as empresas não são bem-vindos.
Por incrível que pareça ainda existem localidades dominadas por práticas desonestas e que prejudicam empresas e consumidores em todos os níveis, mas são aceitas como normais pois a maior parte das pessoas daquela região não possuem princípios e valores que venham a ser benéficos para nenhuma das partes.
Isto revela a incapacidade de se lidar com normas, regras e até mesmo leis, levando para o nível mais baixo toda e qualquer produção, por isso os poucos consumidores inteligentes sofrem com atendimentos horríveis, produtos e serviços defasados e sem a menor condição de serem comparados com aquilo que se oferece em outras regiões do planeta.
Logicamente este cenário toma dimensões gigantescas por não haver uma concorrência de mercado de fato, pois tudo o que é produzido precisa ser balizado pela mediocridade daqueles que devem tomar decisões inteligentes, comprovando novamente que benefícios não podem ser oferecidos sem um custo elevado para todas as partes.
Também existirão aqueles que se apegarão à tática desonesta de se culpar o outro por aquilo que eles deixarão de fazer, e que se mostra cada vez mais enraizado na cultura local e que tem como premissa os jeitinhos que todo corrupto sabe muito bem utilizar.
E neste mesmo caminho boa parte das pessoas ainda tentará defender tudo aquilo que denigre as pessoas, empresas e tudo o que é produzido, criminalizando o conhecimento ao invés de buscá-lo, deixando de aprender para achar que tudo já deve chegar em suas mãos já pronto, hábito inadmissível em mercados inteligentes e que buscam o desenvolvimento como prática de todas as atividades, levando-se em conta a melhoria contínua baseada em ações que sempre oferecem mais de uma resposta correta.
Então os mercados inteligentes se deparam com mercados medíocres incrustados nas vidas de pessoas que não fazem por merecer qualquer reconhecimento, e por isso muitas empresas deixam de oferecer seus produtos e serviços aonde não serão compreendidos.
Deste modo fica cada vez mais evidente os motivos que levam as empresas inteligentes a não investir em certos mercados, pois terão que se rebaixar para oferecer seus produtos e serviços, competindo exclusivamente pelo preço e não pela qualidade, pois é o que os clientes locais querem e buscam, colocando em evidência toda a ignorância da região, pois para alcançar a mediocridade precisam melhorar em um nível quase infinito.
E com este comportamento oposto ao desenvolvimento os mercados insignificantes são dominados por empresas que não conseguem competir com as demais da mesma região, criando assim um sistema monopolístico que inviabiliza todo e qualquer possibilidade de se pensar, fazendo do achismo a melhor arma, como se no mercado competitivo tudo o que houvesse é apenas uma guerra, sendo que a disputa é real, mas sem a necessidade de se eliminar o concorrente, ainda mais se for levado em conta que toda empresa inteligente possui concorrentes inteligentes que sempre apontam para o desenvolvimento ao invés de coisificar pessoas.
Do mesmo jeito alguns ainda entenderão que o que acontece ali é normal, faz parte do quotidiano e que as opções para o cliente existem, e só podem ser declaradas opções porque possuem marcas diferentes, mas no fundo são os mesmos produtos e serviços que só existem porque a cópia é a regra de atuação, ficando novamente exposta a intenção de não se produzir nada por conta própria, pois isto requer estudos, pesquisas, conhecimento e colaboradores que interagem de forma a ligar cada ação individual em um processo que promove o desenvolvimento inovador de soluções para clientes inteligentes, fato que não passa pela cabeça de quem atua em mercados recheados de mesmice e mentiras para, praticamente, todos os lados.